domingo, 12 de julho de 2009

Absolvição

Com certeza de todas as homenagens e manifestações pelo passamento de Michael Jackson, o mais comovente e tocante foi o de sua filha, de onze anos, que singelamente definiu o que sentia pelo pai. Naquele momento eu, um simples mortal, muitas vezes incentivado pela mídia (eu confesso), que também considerava uma aberração toda a transformação que este gênio da música fez com a sua própria vida, fui obrigado a absolvê-lo de todas as suas acusações.
Primeiro como pai, tocado pela declaração de um filho, em toda a sua tristeza e desgraça. E depois como filho, que também já senti o que é a perda de alguém que se ama muito.
Muitos criticaram, nestes anos todos, a exploração e a perversidade do pai de Michael Jackson, que roubou-lhe a infância simples para dar ao mundo um dos maiores artistas de todos os tempos. Longe de concordar com a exploração infantil e os maus-tratos, mesmo que possam ser justificados mais tarde, dá para imaginar o que teria acontecido se o velho Jackson não tivesse insistido, ao seu modo, para que o filho cantasse?
Já pensou se Pelé tivesse passado por toda esta tortura para que seu futebol se transformasse no que foi para o esporte mundial. Não dá, mesmo!
Ainda o racismo
Por duas vezes levantei questões aqui na coluna que foram interpretadas como racismo. Emails chegaram, um tanto desaforados, mas poupo meus leitores do conteúdo. Com relação ao episódio com o argentino Maxi Lopes, novamente voltaram à carga.
Infelizmente sempre que a palavra “raça” é usada já demonstra certa desigualdade e superioridade. É assim!
Quando usamos a expressão “raça gaúcha”, mesmo que esta raça não exista, estamos enaltecendo nossas qualidades em comparação com outros povos e regiões. As torcidas e locutores esportivos então, nem se fala. Adoram utilizar esta palavra para qualificar nossos times, e isso é racismo. Porque racismo não é só a distinção de cor. Racismo é utilizar qualidades destacadas em um grupo como forma de evidenciar a sua superioridade. E não fui eu que inventei o racismo.
Justa homenagem
Não tenho relações de amizade com o comendador Antônio Ávila, mas tenho que registrar a grande homenagem que o vereador Dédo ofereceu a este importante viamonense. Mais do que o reconhecimento dos nossos vereadores, a grandeza deste cidadão tem que ser medida pela envergadura de sua vida e de suas amizades que vieram prestigiar o evento. O Toninho Cascalho, como é chamado pelos amigos de longa data, é um dos personagens mais importantes da política, não só viamonense, mas da história brasileira recente, quando nosso país se viu mergulhado nas sombras da ditadura militar.
Se pudéssemos simular o que teria acontecido no Brasil, se os militares não tivessem concretizado o Golpe de 1964, Antônio Ávila é a pessoa certa para nos auxiliar no desenho deste país que não vingou, após os anos dourados de JK. Por isso faz-se urgente o registro da memória deste homem, antes que a natureza leve a riqueza de suas lembranças para sempre.
Mágoa
O próprio comendador desfiou sua mágoa durante a homenagem na Câmara Municipal. Ele disse ter ficado surpreso ao ver que a história de sua família, que teve um Intendente Municipal (Antônio Campos de Ávila, 1921-1925) e um vice-prefeito (seu avô, Salustiano Ávila) não estivesse nas páginas do livro Raízes de Viamão, confeccionado pela prefeitura.
Esparrela histórica
É inacreditável que um projeto que rendeu um livro com mil, quinhentas e poucas páginas não tenha alguma citação a esta importante família viamonense.
Não se preocupe Toninho Cascalho, sua vida e sua trajetória merecem um livro só para o senhor.
Raízes II
Será que vem por aí um “Raízes de Viamão II”, para reparar alguns esquecimentos oficiais?
Coluna publicada em 11 de julho de 2009.

Um comentário:

Anônimo disse...

O livro Raízes tem de fato muitas falhas. Outro exemplo é o de não haver nenhuma referência ao segundo prefeito de Viamão, Cel. Felisberto Luis de Barcellos, meu trisavô. Aliás, a filha dele, minha bisavó, era afilhada de batismo do Cel. Antonio de Campos Ávila citado neste post.
Vinícius Godoy.