sábado, 4 de julho de 2009

Orgulho gaúcho

Certamente vamos querer apagar esta semana que passou das nossas memórias, pelo menos em se tratando de futebol. Nossas equipes, representantes da valentia e da bravura gaúcha, deixaram os forasteiros entrarem no salão, dominarem o baile e ainda por cima dançaram com a mais bela prenda. Uma vergonha para o povo que se orgulha de ter, um dia, amarrado seus cavalos no obelisco, em plena capital federal de então. Vai ser difícil recuperar o respeito no centro do país.
Primeiro o Internacional
O Inter começou a perder o segundo jogo da decisão da Copa do Brasil quando Fernando Carvalho denunciou, através de um dossiê, uma maquinação maluca que pretendia entregar o título ao Corinthians.
Só esqueceram-se de dizer ao dirigente colorado que o time paulista tinha uma boa vantagem e sua denúncia “blindou” a arbitragem (que foi excelente, diga-se de passagem) e tirou a responsabilidade das costas dos jogadores colorados. Qualquer coisa que acontecesse (e aconteceu) era por culpa do juiz. Uma temeridade o que fazem alguns dirigentes.
Depois o Grêmio
Já o Grêmio decretou o seu fracasso na Libertadores quando crapichosamente decidiu esperar por um técnico que tinha compromissos com outro time, lá do outro lado do mundo. Vamos combinar que o estilo de Autuori não é o que a torcida está acostumada. Mas o treinador chegou cheio de moral e valorizado pela própria espera que a direção aceitou. Isso reforça as convicções do treinador e vai ser difícil alguém agora querer criticar.
Ainda por cima nosso time está muito abaixo do nível que o Grêmio merece. Nenhum de nossos jogadores tem personalidade e se abatem facilmente com resultados negativos. E não é de hoje. É só lembrarmos do Brasileirão de 2008, quando de uma hora para a outra começamos a perder pontos importantes e entregamos um campeonato de pontos corridos para o São Paulo. Aí ficou fácil culpar o treinador e sacá-lo quando a coisa encrespou no Gauchão deste ano.
Dossiê Gauchão 2009
Aproveito para tornar pública também uma denúncia sobre o Campeonato Gaúcho. A Federação Gaúcha armou contra todos os outros times para favorecer o Internacional. Sim, é verdade!
Para que o Inter não passasse o ano do seu centenário sem um título, como aconteceu com o Grêmio em 2003, a FGF ajeitou o campeonato para que o Colorado fosse campão e iludiu a sua torcida, além do que o nível deste ano, no certame regional foi muito baixo. E vai ser só este o título do time da margem do Guaíba para 2009. Se conformem, por favor.
Ainda o trânsito
Sei que o trânsito aqui no Centro não é nenhuma maravilha, mas temos que concordar que com a estrutura medieval que são as nossas ruas, é difícil qualquer intervenção que resolva. Ainda mais que os comerciantes insistem em querer que as pessoas passem de carro defronte às suas lojas.
Precisamos urgentemente que a Bento Gonçalves seja alargada, entre a Isabel Bastos e a RS-118, e para isso a prefeitura deveria convencer a Empresa Viamão a recuar um pouco e perder um pedacinho do seu latifúndio urbano de quase oito hectares.
Senão, não tem conversa. Precisamos de uma via estrutural para onde possa desaguar o tráfego do Centro e diminuir a pressão nas outras artérias. Como um corpo humano, a região do Centro está próxima de um colapso se nossos governantes não tomarem uma atitude ousada.
Eu queria ver
Por que a Acivi, que se coloca como a representante dos empresários e do Comércio de Viamão, não luta também por melhorias no trânsito da Santa Isabel ou lá da Parada 17, na Augusta, onde também é complicada a situação dos comerciantes, com aquela rua estreita e movimentada?
Está na hora de criarmos uma seção da Acivi para o 4º Distrito. Ou então assume logo que estão se lixando para as vilas de nossa cidade.
Coluna publicada em 04 de julho de 2009.

Nenhum comentário: