sábado, 1 de agosto de 2009

No final do baile

Infelizmente chegamos tarde ao baile. E justamente no momento em que o país se pergunta se devemos continuar pagando o banquete servido aos convidados. Mas ainda assim, mais do que lamentarmos, temos é que comemorar a posse de nosso primeiro deputado federal em duzentos e sessenta e oito anos de existência.
E nesta hora, lembro de todas as outras oportunidades que os viamonenses nativos perderam, elegendo políticos de outras paragens. Lembro de todos aqueles viamonenses por opção, que na ‘hora-agá’ resolveram votar em seus conterrâneos, motivados pelas ligações umbilicais com suas querências. E aqui não cabe recriminação a nenhum dos dois grupos enunciados. Todos nós temos nossa parcela de culpa no processo débil que se perpetuou até agora.
E pensar que perdemos o baile da Constituinte, há vinte e cinco anos atrás.
Um pequeno passo...
Se o Geraldinho aceitasse a minha humilde sugestão, eu colocaria em seu discurso de posse, na próxima terça-feira, uma sentença, parafraseando Neil Armstrong, quando pisou na Lua: “Um pequeno passo para um homem, um grande salto para Viamão”. Pode não ser muito original, mas o que importa é a verdade contida na expressão.
Adoraria estar presente
Havia dito ao Geraldinho que iria à Brasília assistir a sua posse, logo depois do resultado das eleições de 2006, quando ele conquistou a primeira suplência federal do PSOL, pois era só uma questão de tempo surgir uma oportunidade, com uma licença da deputada Luciana Genro.
E estava tudo programado para que esta promessa se concretizasse em setembro próximo, na data que tinha sido programada anteriormente. Não estar presente neste momento histórico me deixa de certa maneira chateado, mas prometo que compenso e em breve visito o gabinete do nosso deputado federal Geraldinho Filho.
A frase para os pórticos
Quero dar a minha sugestão para a frase que poderia estar gravada nos pórticos que a prefeitura promete instalar em breve pelas entradas da cidade e pelo que pude entender, não deverá ser escolhida pela comunidade, ou em nenhum concurso.
Já que a maioria dos moradores vem de outras localidades e todo mundo diz que adotou ou foi adotado por nossa cidade, bem que a frase poderia ser:
“Viamão, o orfanato de todos os gaúchos”.
O que não tem conserto...
Nem tudo correu dentro do programado pelo Executivo na reunião que apresentava as modificações no trânsito do Centro. No momento que acabou a explicação dos técnicos da pasta dos Transportes, a comunidade começou a reclamar de algumas soluções.
Natural, nem todo mundo vai sair satisfeito, ainda mais quando estão sendo defendidos os interesses do “conjunto da sociedade como um todo”. No final ficou decidido que uma comissão formada pelo “conjunto da sociedade” vai se reunir com os técnicos e esmiuçar o projeto e apontar alternativas para o modelo apresentado.
Dez por um
Aposto dez por um que esta reunião não sai. E se sair, as propostas das entidades que espernearam na reunião de segunda-feira, à noite, serão novamente derrotadas pelos “interesses do conjunto da sociedade como um todo”.
Onde fica mesmo?
Se o prefeito Alex vive dizendo que sempre morou, trabalhou e estudou em Viamão, como é que ele conseguiu se formar em História?
Parabéns ao Enísio
Quero deixar aqui um abraço à toda turma da Velha Capital FM pelos três anos desta rádio comunitária, em especial ao seu diretor Enísio Matte, pela sincera homenagem que recebeu esta semana, na Câmara de Vereadores.
Sucesso e continuem o belo trabalho.
Coluna publicada em 01 de agosto de 2009.

Nenhum comentário: