terça-feira, 16 de setembro de 2008

Desinformados

Sou um eleitor comum. Sim, destes que não acredita em ibope porque nunca foi entrevistado por nenhum tipo de pesquisa. Também me considero um eleitor típico, pois não fujo do padrão de desinformação que nos cerca. Ainda mais numa cidade que não tem muitas opções de informação. Nada contra os veículos de comunicação existentes, só que eu queria outros modelos, como Rádio, Tevê, portais de conteúdo na Web, sei lá.
Rádio Calada
Há uns dez dias, por exemplo, calaram mais uma de nossas rádios comunitárias, a Santa Isabel FM, do Quarto Distrito. É quase que um ritual: sempre que liberam uma nova autorização de funcionamento (no caso, a Velha Capital) o poder instituído ‘passa o rodo’ nas que estão na fila, esperando também por uma licença de operação. Não vou entrar no mérito se essas rádios são piratas ou não, como dizem alguns organismos que defendem o interesse dos grandes grupos de comunicação. Deixo pra outra oportunidade discutirmos essa questão. O fato é que um município do tamanho do nosso não pode ficar sem instrumentos que levem um pouco de informação da cidade para os seus moradores. Imagina se resolvessem lacrar as portas dos nossos jornais locais, se criassem um regramento que permitisse medir o alcance de um jornal e que privilegiasse somente os grandes jornais do estado. Pois é assim que funciona com as rádios comunitárias, amordaçadas por leis montadas com a força dos ‘lobbys” dos barões da comunicação.
Declarações
Gostei muito das declarações do Vereador Dédo, a respeito da Segurança Pública em nossa cidade. Mas gostei mais ainda de outra declaração do vereador que reclamava da falta de espaço de nossos políticos nos programas gratuitos da propaganda eleitoral. É isso aí, vereador!
Essa é outra bandeira que deveria ser levantada pela causa viamonense. Façamos uma reivindicação aos poderes estadual e federal, talvez uma proposição popular na Câmara dos Deputados ou no Senado para nivelarmos o nível da disputa.
E isso é tão descaradamente injusto que tenho visto políticos de Sapucaia ou São Leopoldo (não me recordo com segurança) utilizando espaço dos políticos de Porto Alegre para aproveitarem alguns segundos de fama e reforçarem a voz de seus partidos em suas cidades. É o jeitinho brasileiro funcionando.
E as pesquisas?
Afinal, saem ou não as comentadas pesquisas para a prefeitura de Viamão? Todo mundo diz que tem uma pesquisa pronta, mas ninguém mostra. Se eu fosse candidato e não estivesse na frente, se fosse o segundo, não ia querer saber de pesquisa nenhuma!
Explico: numa cidade polarizada entre dois candidatos (não se iluda, a oposição é uma só) qualquer movimento na balança pode afundar ainda mais uma candidatura que não está bem das pernas. Porque as pesquisas realmente têm esse propósito: fazer água na campanha mais fraca.
A propósito?
Você não acha que seis candidatos a prefeito é um pouco demais?
Agradecimentos
Um abraço para as leitoras do DV e ouvintes do Identidade Viamonense, Ana Fagundes e Cristine Ferreira, pelas palavras de incentivo. A este colunista não interessa muito a quantidade de leitores e ouvintes que acompanham o seu trabalho. Importa mesmo é a qualidade e vocês são prova de que existe vida inteligente em Viamão.
Coluna publicada em 14 de setembro de 2008.

Nenhum comentário: