domingo, 4 de outubro de 2009

A rainha do Carnaval

Como a gigantesca maioria dos viamonenses, que têm a necessidade de cruzar a fronteira e trabalhar em outras cidades (ao contrário de uns e outros), não fui muito íntimo do cenário político viamonense, no período em que Tapir Rocha foi prefeito. Para estes viamonenses, o mito ultrapassou a figura humana e o seu legado ainda é muito forte.
Também não tive a sorte de conviver com a Dona Laís, mas sei de sua importância na vida política de Viamão quando, ao lado de Tapir, começou a grande transformação cultural de nossa cidade naqueles anos de reabertura política. Então, não tenho muito o quê dizer de Dona Laís, apenas lamentar a perda desta grande viamonense.
Algumas vezes pude admirar o fascínio que Dona Laís exercia sobre as pessoas. Isso é inegável, ainda mais quando capturamos pequenos episódios contados por aqueles que conviveram com esta mulher que soube de maneira inteligente se fazer presente na história de nossa querida cidade. Mas destaco três momentos muito próprios, que vivi próximo à Dona Laís. São as percepções deste colunista.
Registrei em vídeo a inauguração do busto de Tapir Rocha, em abril do ano passado. Seus filhos e netos fizeram uma bela homenagem ao líder político e era notável que Dona Laís estava radiante, contente e com a sensação de dever cumprido, pois Tapir recebera o justo reconhecimento.
Em outros dois momentos, na posse da diretoria da Assencarv e depois, na homenagem que a Unidos da Vila Esmeralda fez ao político Tapir, pude novamente observar a grandiosidade desta senhora. Todos se emocionaram nas duas ocasiões com a sua presença, dignificando a figura do homem que ajudou, politicamente, a construir. Por isso foi a mais nobre passista de nossa festa popular em 2009. Ainda bem que a festa foi grande, monumental até, e as imagens não me deixam mentir.
O carnaval do Autódromo foi o melhor palco para a homenagem ao nosso ex-prefeito e deputado estadual, mas foi o brilho de Laís Rocha que corou toda aquela homenagem e justificou a iniciativa da Assencarv. Ela foi a nossa rainha, do alto do seu carro alegórico. E não existiu figura maior naquela passarela do samba. Tenham certeza disso.

A última primeira-dama
Fiz uma breve pesquisa e cheguei à conclusão de que a Dona Laís foi a última primeira-dama do município, de fato. Outros prefeitos que sucederam Tapir não tiveram companheiras (isso é o que dizem) que estivessem lado a lado com seus maridos, no trato e na lida diária que a política exige. O vereador Dédo disse muito bem, quando lembrou que Tapir foi um privilegiado, pois teve uma companheira que lutou ao seu lado. Poucos políticos conseguem hoje em dia a doação e a solidariedade de suas esposas na carreira pública.

Vídeo na internet
Vou providenciar para os próximos dias uma versão deste pequeno registro videográfico, da inauguração do busto de Tapir Rocha na web. Vou postá-lo no meu blog (identidadeviamonense.blogspot.com) e também no Youtube.com.

A contribuição da Caroline
A leitora Caroline Garcia enviou algumas das traduções que fez das pichações em nossa cidade.
"Meus pais olham com cara feia para quem me critica, sem refletir se estou correto!"
"Meu pais me ensinaram que violência se rebate com violência!"
E ainda, "Meus pais tentam agredir, de alguma forma, quem tenta me educar!"
E ela completa: Escobar, acredito que a base para tudo está no primeiro grupo, ou seja, a família, através da educação que pai e mãe devem dar. Um grande abraço.
Você está coberta de razão, Caroline.

Nenhum comentário: