sábado, 12 de dezembro de 2009

Conferência da cidade

Durante o dia de hoje algumas entidades locais, juntamente com os organismos oficiais vai discutir as propostas da 4ª Conferência Nacional das Cidades, que deve acontecer no primeiro semestre de 2010. Até o dia 15 de dezembro as etapas municipais devem ocorrer, ou seja, Viamão vai realizar a sua (novamente) ‘em cima do laço’, já que desde setembro este evento poderia acontecer, com tempo de sobra para mobilizar a comunidade e seus representantes. A culpa deve ter sido a quantidade enorme de chuvas que derramaram sobre a cidade, mas deixa prá lá.
A discussão será em cima de quatro temas propostos pelo Ministério das Cidades, mas creio que sobrará um espaço para que a conferência possa debater sobre o nosso Plano Diretor. Temos que fazer um balanço desta lei que já tem três anos e não foi ainda implementada na totalidade. Faltam várias leis complementares que nem sequer foram discutidas e eu ando preocupado com os ‘avanços’ que o Concivi tem proposto e que estão deformando a intenção do Plano, uma legislação mais moderna e aplicável. Pretendo dizer isso lá, aos outros participantes, juntamente com meus colegas arquitetos e engenheiros da Saev. Não que este seja o entendimento de toda a classe, mas temos que aprofundar a discussão sobre o futuro de nossa cidade. Temos amparo legal para isso. Já podemos reformar e ajustar nossas leis de controle e desenvolvimento urbano. Mas alguém tem que convocar a comunidade para este debate, senão vamos continuaremos nos cobrindo com uma colcha de retalhos.

Estica e puxa
Os dois empreendimentos não tem, legalmente, nada a ver com Viamão. Estão localizados na vizinha Alvorada, mas fazem frente para a estrada Caminho do Meio. Só que as construtoras, para não melindrar futuros compradores estão esticando a avenida Protásio Alves. Primeiro inventaram o número 13.000 e agora já chegaram ao 15.000. Se não pararem com isso daqui a pouco vão fazer a Protásio alcançar a RS-040.

Citadino
Não posso deixar de parabenizar a turma do Pork’s que levantou o caneco e sagrou-se campeão do primeiro Municipal de Futsal. Também vai um abraço para o pessoal da Secretaria de Cultura que fez o possível e o impossível para que o campeonato saísse. Tomara que não fique só nesta edição.

Senti falta
Acho que o torneio merecia mais atenção da Comunicação da Prefeitura. Posso estar enganado, mas não vi nada sobre o municipal, sendo divulgado de forma oficial, tanto na imprensa local quanto da Capital, que sempre divulga os torneios da Grande Porto Alegre, é só mandar as noticias.
Única distinção tem que ser feita ao Daniel Jaeger, da editoria de esportes do DV, e aos comunicadores Miguel Coimbra e Toninho Mello, da Alternativa FM. Os três, mesmo com as dificuldades que iam surgindo, tocaram seus trabalhos e abrilhantaram a competição, informando os viamonenses.

Bem na foto
Teve uns carinhas que só foram prestigiar a final para sair na foto e tirar uma casquinha da competição. Feio isso, mas é da política viamonense, nós sabemos.

Eles não dão bola
Será que os fiscais do Desenvolvimento atuam nos comerciantes dentro do Condomínio Cantegril, da mesma maneira que eles agem no resto do município, ou lá eles não dão bola?

Chapéu-de-cobra
Pessoal, eles estão de volta. O prefeito prometeu bani-los, quando assumiu em 2005, mas eu acho que alguma coisa saiu do controle.

Dois motivos para comemorar
O primeiro é a volta da Viamão FM, que por enquanto só está acessível pela web (www.radioviamao.com). do querido Alessandro Corrêa. O segundo é que, desde sábado passado, voltou ao dial a Santa Isabel FM - 91.7, do competente Celso Broda e sua equipe. Estou torcendo pelas duas grandes rádios que fizeram a história da rádio comunitária de nossa cidade.
Coluna publicada em 12 de dezembro de 2009.

Um comentário:

Oficina de Capacitação de Radislistas Comunitários disse...

Publiquei a matéria em www.abracocentrooeste.ning.com ABRAÇO FORTE