sábado, 19 de dezembro de 2009

Arrastando a mobília

Rumores nos corredores do poder dão conta de uma nova reforma administrativa no Executivo Municipal. Dizem que a bola da vez é a Agricultura que vai perder seu status de secretaria e vai virar outro departamento na toda poderosa pasta de Gestão e Relações Institucionais. Seria uma correção já que atualmente a Secretaria de Agricultura trabalha de forma paralela com as Obras, atuando na zona rural, já que muitos dos projetos voltados para o setor estão paralisados.
Nem vou entrar no mérito se é necessária ou justa esta alteração que ainda está no terreno das suposições, mas a gente aprendeu que em se tratando de administração viamonense, tudo pode acontecer, mas desde já coloco minhas considerações sobre o tema.
Só cabe a observação de que seria mais prudente utilizar o mesmo esquema que outros municípios pelo Brasil utilizam (em Viamão é tudo diferente, já percebeu?), unificando todos os setores produtivos na mesma pasta. Ou seja, voltaríamos à velha secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura e colocaríamos o departamento de Planejamento dentro da Secretaria de Gestão. Aí a coisa andaria direito, como reza a cartilha.
Mas isso tudo só vale se a idéia do prefeito de acabar com a autonomia de Agricultura persistir. Eu particularmente considero um retrocesso, assim como foi a extinção da Coordenadoria da Mulher, mas se mais uma vez tivermos que reformar a administração municipal, pelo menos que seja feito de maneira correta.
De qualquer maneira, fica aqui a minha humilde contribuição.
Que seja no Centro então!
Começou uma nova polêmica sobre o Carnaval. Agora estão brigando para definir onde será o desfile do ano que vem. Eu como isabelense, gostaria que continuasse aqui na Liberdade, mas não existem mais condições técnicas para realizar um belo desfile nesta avenida. Ainda acho que o Centro também não é o lugar ideal, mas que diabos, já que ninguém quer ir desfilar no Autódromo, fazer o quê?
A passarela no Centro de Viamão parece ser a opção preferida dos carnavalescos e acho que para este ano serve. Mas temos urgentemente decidir de uma vez por todas se vamos ou não investir em um local definitivo para o Carnaval, que não atrapalhe a vida da cidade, assim como fizeram outras cidades e para não comparar com Porto Alegre, cito Canoas.
Se nosso Carnaval tem pretensões de ser grande e profissionalizar-se com o tempo, temos que pensar logo numa alternativa.
Quem sabe na avenida ao lado do Hipermercado Maxxi, ali na frente da PUC? É nova, larga e não atrapalha ninguém.
Barões do Carnaval
Não adianta. Parece que Carnaval não consegue viver longe de um barão cheio da grana. Antigamente eram os bicheiros, agora são os políticos que aproveitam para fazer uma festinha.
Com o Carnaval de 2010 eu não me preocupo mais, de “qualquer jeito” já está bem encaminhado. Eu fico preocupado é com o de 2011.
Boa-noite-cinderela
Parece que o pessoal está acordando do “boa-noite-cinderela” que tomaram em 22 de novembro.
Que venha 2010!
Não dá para a gente se queixar de 2009, não mesmo. Nossos times gaúchos tentaram novamente acabar com hegemonia paulista, mas no final entregaram a taça aos cariocas. Na política vivemos um ano de entressafra, esperemos mais emoções em 2010.
A todos os amigos e leitores deixo aqui um abraço e a torcida de que sobre sucesso e saúde para que o próximo ano seja repleto de realizações. À equipe do DV, que sempre aturou este colunista, prometo continuar o mesmo, porque só sei ser assim. É o meu jeitinho...
Feliz Natal e nos vemos novamente no ano que vem.
Coluna publicada em 19 de dezembro de 2009.

Nenhum comentário: