quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Tarumã é a alternativa, outra vez


Assencarv anuncia desfile do Carnaval Competitivo no Autódromo de Tarumã, pelo segundo ano consecutivo

A Associação das Entidades Carnavalescas de Viamão – Assencarv – anunciou, na noite de segunda-feira (04/01), a provável data e local do desfile do Carnaval Competitivo das escolas de samba de Viamão. Será no dia 27 de fevereiro, no Autódromo de Tarumã. Com esta decisão, referendada por todas as escolas filiadas à associação, fica de uma vez por todas sepultada qualquer possibilidade de participação das sete escolas de samba viamonenses no Carnaval organizado pela Prefeitura Municipal. “A Prefeitura conhece nossa posição com relação ao Carnaval Participativo e temos certeza que o Carnaval viamonense só poderá crescer se for encarado como uma competição sadia entre as escolas de samba”, defende Magno Castro, presidente da Assencarv.

Reunidos na sede da Sol Maior, na Vila Martinica, as agremiações que compõem a Assencarv, deliberaram ainda sobre toda a programação relativa ao Carnaval de 2010, que começa já no próximo sábado, com o Festival de Sambas Enredo e que prevê ainda a escolha da Corte de 2010, por enquanto sem data definida. “Nossas entidades estão envolvidas o ano todo com os acontecimentos ligados ao samba. Realizamos inúmeros eventos, sempre com o objetivo de fazer uma grande festa em fevereiro, por isso lamentamos a posição da Prefeitura que novamente nos apresentou uma alternativa que não respeita a grandeza da comunidade carnavalesca de Viamão, nem e a nossa história”, lamenta Bráulio Silva, o popular Alemão, presidente da Barão do Upacaraí, uma das mais tradicionais escolas de samba do Oitavo Distrito.

Pressão e frustração nas quadras

Desde o final de novembro passado as escolas de samba e a Assencarv cobravam da municipalidade uma definição sobre o Carnaval de 2010. Na sexta feira anterior ao Natal, os presidentes reivindicaram mais uma vez junto ao Gabinete do prefeito, uma posição sobre o desfile, uma vez que o trabalho nas quadras jsegue acelerado. “A parceria deste ano com a Aecpars nos deu tranqüilidade para tocarmos nosso Carnaval e todo o trabalho com fantasias e adereços está bem encaminhado, só precisávamos da definição do prefeito Alex”, disse Marcela Goulart, presidente da Sol Maior. Mas se na sexta-feira, eles não tiveram um resposta, a reunião com o secretário de Cultura, Sérgio Freitas, na terça-feira, dia 29, acabou com qualquer esperança dos carnavalescos de apresentar um espetáculo competitivo, nas ruas do Centro de Viamão.

As escolas decidiram, então, que não participarão do Carnaval que a Prefeitura anunciou para o dia 20 de fevereiro, na Santa Isabel, por entenderem que nem o local, nem a forma como se dará o desfile são interessantes. “A avenida Liberdade (na Santa Isabel) já mostrou que não comporta o Carnaval que queremos apresentar e o modelo participativo também não é atraente para o futuro de nossas escolas de samba”, explica Magno. Segundo ele, desde o ano passado, quando a Assencarv definiu que não desfilaria na Liberdade e optou por organizar seu desfile no Autódromo de Tarumã, a Prefeitura tinha conhecimento das intenções dos carnavalescos de Viamão. “Até a Brigada Militar achou melhor que o Carnaval fosse no Autódromo e o público que nos prestigiou aprovou a mudança. Este ano tínhamos um indicativo de realizarmos o desfile no Centro de Viamão, que tem melhores condições de segurança e conforto, sem falar que em uma avenida mais larga, como a Marcos de Andrade (principal avenida da cidade) temos condições de evoluir melhor com nossas alegorias”, completa o presidente da Unidos de Vila Esmeralda, Paulo Henrique Vanacor.

Com a decisão da Assencarv de realizar o desfile novamente no Autódromo de Tarumã, o Desfile das Campeãs, evento programado inicialmente para o dia 27 de fevereiro vai ter que ser reestudado. Essa é a avaliação do ex-presidente da Assencarv, Hélio Ortiz, que com recursos da Lei Rouanet, estava preparando uma grande festa com a participação de escolas de samba de várias cidades do Estado. “Temos que repensar a noite do Carnaval no Autódromo e encontrar uma solução que seja interessante para a Assencarv e para o nosso evento. Mas algumas questões ainda terão que ser discutidas para que não reste nenhuma dúvida sobre a nossa parceria”, disse Ortiz.

Afastado da direção da entidade viamonense por exigência do próprio prefeito, como condição para que a Prefeitura dialogasse com as escolas de samba de Viamão, Ortiz lembra que o Desfile das Campeãs que está organizando e o Carnaval Competitivo, que pretende a Assencarv, são dois eventos completamente distintos. “A responsabilidade pelo Carnaval Competitivo de Viamão é da direção da Assencarv. Somos parceiros, mas temos que dividir responsabilidades administrativas e financeiras, que não poderão ser absorvidas apenas por uma parte”, explica.

Cidade sem cultura

Ex-secretário de Cultura de Viamão, Helio Ortiz lamenta a maneira como tem sido conduzida a Cultura do município nos últimos anos. “No ano passado, o prefeito Alex cruzou os braços para o Carnaval, para os tradicionalistas, não apoiou de forma direta nenhum evento cultural na cidade, além de não promover a Conferência Municipal de Cultura, que acabou sendo mobilizada pela Câmara de Vereadores. Era de se esperar que este ano ele também não respeitasse a vontade dos carnavalescos, outra vez”, lamenta.

Já o presidente da Império da Vila Planalto, Alessandro Silva, diz estar preocupado com o que a Prefeitura vai apresentar à comunidade dia 20 de fevereiro, na Avenida Liberdade. “Ano passado alegaram não ter condições de ajudar financeiramente as escolas de samba viamonenses, mas apareceram recursos para contratar as escolas de Porto Alegre, que se apresentarem para um público espremido pelos cordões de isolamento. Agora dizem novamente que não têm dinheiro para fazer o nosso Carnaval. Espero, sinceramente, que alguém fiscalize”, finalizou.

Entenda o caso

>> Depois de quase 20 anos inativa a Associação das Entidades Carnavalescas de Viamão – Assencarv, ressurgiu em 2008 com a intenção de renovar a maior festa popular de Viamão, que nas décadas de 1970 e 1980, era um dos mais tradicionais carnavais da Região Metropolitana.

>> A entidade levou ao prefeito Alex Boscaini a proposta de realizar um Carnaval Competitivo e definiu como melhor local para a realização do evento o Autódromo de Tarumã.

>> A Prefeitura foi contra a idéia por entender que a iniciativa tinha caráter privado (a Assencarv estipulou como ingresso, simbolicamente, um quilo de alimento não perecível que foi doado ao Banco de Alimentos, da ONG Parceiros Voluntários) e não apoiou o evento.

>> Uma tonelada de alimentos, recolhidos durante o desfile de 2009 e através do Banco de Alimentos, foi entregue às entidades assistenciais de Viamão.

>> Paralelamente, a Prefeitura organizou um desfile na Avenida Liberdade, na Santa Isabel, boicotada pela Assencarv, contratando escolas de samba de Porto Alegre.

>> Na noite de 14 de março, sete escolas de samba de Viamão se apresentaram para um público de quase cinco mil pessoas e a Volta da Figueira sagrou-se campeã do Carnaval de 2009.

>> Além das sete escolas, desfilaram ainda como convidadas a Unidos de Vila Isabel e a Império do Sol, de São Leopoldo, além do projeto social Academia do Vasquinho, da Vila Safira.

>> Em 2009 a Assencarv indicou a possibilidade de voltar a desfilar novamente nas ruas da cidade, mas sempre demonstrou preferência pela Avenida Marcos de Andrade, no Centro, por ser mais larga e para resgatar a história dos antigos carnavais de Viamão.

>> O prefeito Alex Boscaini admitiu negociar com a entidade mas impôs, como condição o afastamento do então presidente da Assencarv, Hélio Ortiz, ex-secretário de Cultura no primeiro mandato de Boscaini.

>> Hélio Ortiz apresentou sua renúncia à entidade e assumiu o vice-presidente, Magno Castro, que iniciou as tratativas com o Poder Executivo, imediatamente, referendado pelos presidentes das escolas de samba de Viamão.

>> Uma parceria da Assencarv com a Aecpars (Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul) garantiu 100 mil reais para que as escolas de samba realizassem o Carnaval de 2010.

>> Paralelamente, Hélio Ortiz, organizou o Desfile das Campeãs, no Autódromo de Tarumã, programado para o dia 27 de fevereiro. O evento foi aprovado pelo Ministério da Cultura e teve autorizada a captação de recursos através da Lei Rouanet.

>> No dia 29 de dezembro, depois de quase quarenta dias de silêncio, o secretário de Cultura apresentou aos presidentes das escolas de samba de Viamão o modelo de Carnaval Participativo, que será organizado pela Prefeitura no dia 20 de fevereiro, na Santa Isabel com início previsto para as 19 horas e término às 24 horas, impreterivelmente.

Nenhum comentário: