sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Atenção: 2010 à frente

Leitor não tem idéia de como a turma gosta de pautar esta coluna. Perguntaram-me, esta semana, se eu não iria escrever alguma coisa sobre as modificações no trânsito do Centro. Já escrevi! Há mais ou menos seis meses, quando a alterações foram anunciadas. Agora resta esperar para ver se vai funcionar, e acredito particularmente que vai melhorar, é só questão de tempo.
Até porque a configuração que funcionou até hoje também teve seu momento de crise e depois se resolveu. Já disse antes: não dá para fazer milagre em uma estrutura colonial como é o Centro de Viamão.
Para inglês ver
Minha única crítica é quanto às placas de orientação que, com exceção daquela junto ao cruzamento da Garibaldi com a RS-118, não indicam nenhuma vila do município. Neguinho sai do Centro e só tem orientação para as outras cidades.
O futuro aqui e agora
Até que o Fórum se mude para a Bento Gonçalves, daqui a uns quatro ou cinco meses, advogado que nunca veio à Viamão vai ficar dando voltas na entrada da cidade.
Sugestan
Sabe o que seria legal? Aquelas placas que usam nas cidades do interior, com um monte de setinhas que apontam para todos os espaços e prédios relevantes, como museus, campos de futebol, bancos, praças, ‘praínhas’. Quase sempre se enfileiram pela rua principal e são uma mão na roda para quem é de fora. Sem contar que em um município do tamanho de Viamão ajudariam a população a conhecer os serviços e equipamentos que existem na cidade.

Paciência
Amigos dizem que já desistiram, faz tempo. Como bom viamonista, tento resistir, mas a cada dia tenho menos paciência com algumas figurinhas capelistas. E isso que eu sou do tipo que procuro predicados e álibis para defender as atitudes e pensamentos desta turma. Só que estão se transformando em um prato cheio para a promotoria.
BBB
Outra coisa irritante é esse Big Brother Brasil. Faz tempo que não assisto e sei da movimentação da casa pelos jornais e pelas rodas de conversa. Não sei como ainda tem gente que sonha em entrar na casa. Tem que ser muito esquisito para sonhar com isso. Peraí, sendo esquisito entra.
Piadinha cibernética
Um grande cientista americano acaba de concluir o mais moderno projeto de computador já realizado. Ele é capaz de fazer pesquisas inteligentes apenas com comandos verbais. O chefe do projeto, para garantir a perfeição do produto, faz uma pergunta:
- Onde está meu pai?
O computador dá a resposta imediatamente:
- Seu pai está pescando no Pantanal.
O chefe do projeto está arrasado. Depois de tantos anos de pesquisa e trabalho, a primeira resposta do computador está errada. Diz ao seu assistente:
- Tem um bug em algum lugar. Meu pai morreu há 10 anos. A pergunta era uma armadilha.
Toda a equipe reestuda o projeto, mas antes do novo teste alguém sugere:
- Que tal formular a pergunta de outro jeito? Talvez o computador tenha feita uma interpretação errada.
O chefe do projeto concorda e refaz a pergunta:
- Onde está o marido de minha mãe?
O computador responde com sua voz metálica:
- Ele morreu. Mas seu pai ainda está pescando no Pantanal.

Coluna publicada em 30 de janeiro de 2010.

Nenhum comentário: