sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Sonolento

Fiz o maior esforço possível, mas não consegui vencer o cansaço, sexta-feira passada, para acompanhar o embate de nosso prefeituráveis. Êta programinha sem graça e sonolento! Nenhum deles, na minha opinião conseguiu se sobressair e eu particularmente acredito que estes espaços deveriam ser aproveitados para os candidatos de apresentarem a quem, em nosso município, está menos familiarizado com suas imagens e principalmente, interessado em política municipal.
Jogam pra torcida
Em síntese, o que se percebe é que os candidatos jogam pra sua assessoria, nada mais que isto. Tirando os dois candidatos menos expressivos, que tem que aproveitar o espaço para mostrarem um pouco do seu “plano de governo”, os outros não se atrevem a destrinchar o cenário local com um pouco mais de raciocínio lógico. E eu fico pedindo espaço eleitoral gratuito na TV para Viamão...
Sabadaço
Já no sábado pela manhã, fiz questão e encontrar alguns militantes dos partidos que concorrem à prefeitura. E começou o rescaldo do debate: Sarico matou a pau! Janes deu uma aula! O Alex deu de relho na oposição! E por aí vai. Torcida em campanha política é muito pior que desinteresse. Cada um enxerga seu candidato como o salvador da pátria , um ilustre morador do Olimpo, soberano e avassalador. Numa cidade que não tem análise política séria e imparcial, só nos resta esperar o próximo debate.
A propósito
Eu queria ver mesmo, era um debate entre os vice-prefeituráveis. Esse sim seria interessante. Alguma entidade bem que poderia nos brindar com este evento.
Dívida municipal
Outra questão interessante que poderia ser respondida é sobre a dívida da nossa prefeitura. Ninguém sabe ao certo qual o valor de nossos compromissos financeiros a longo prazo e julgo ser um dos maiores desafios do próximo prefeito. Vivem dizendo que Viamão não pode acessar empréstimos e projetos de vulto, por que tem dívidas. Mas dívidas do quê? De quanto? Para quem devemos?
Acima de tudo, viabilidade administrativa depende não de caixa, mas de capacidade de endividamento. Seria bom se tivéssemos estas informações e soubéssemos quais os setores que dependem de empréstimos e financiamentos do poder público federal (infraestrutrura, saúde, educação, habitação) e quais as perspectivas para o nosso futuro. Pelo menos pra saber quando a cidade vai poder investir pesado no seu futuro.
Pindaíba
Surgem as primeiras informações sobre o marasmo da campanha este ano. O grande problema? Uma generalizada falta de grana nos comitês. Tá todo mundo esperando a grana salvadora de algum padrinho político estadual ou federal. Mas acho que o socorro não vem não!
Massa com sardinha
Depois da famosa Galinhada à La Chico Gutierres. (não fui eu que inventei, mas lá vai a receita: muito arroz e ponta da asa da galinha) o cardápio dos jantares políticos deste ano pode ser a famosa Massa com Sardinha. Um amigo certa vez inventou o Risoto de Sardinha (em lata). Era o que tínhamos na despensa. Garanto a vocês que o visual e o gosto não agradam, nem quando o estômago está grudado na espinha.
Coluna publicada em 16 de agosto de 2008.

Nenhum comentário: