sábado, 11 de outubro de 2008

Agora Vai!

Passado o período eleitoral em nosso município agora podemos fazer uso da palavra pra colocar algumas das impressões guardadas ao longo destes três meses. Entre mortos e feridos todos se salvaram, mas alguns dos que ficaram pelo caminho vão ter que reavaliar suas maneiras de fazer política em Viamão.
Cidade Proibida X Praça da Paz Celestial
Definitivamente a política que se faz em nosso município é pra consumo interno, ou seja, só interessa para os políticos. E os assuntos só giram entre os corredores do poder na Câmara Municipal ou na Prefeitura. A população deu a resposta e mostrou que não está nem aí para as picuinhas do poder.
A vitória com grande folga do petista Alex talvez seja a prova de que a oposição deve se reciclar. Velhas lideranças não têm mais espaço. E o povo quer que alguém de uma vez por todas desça a Lomba do Sabão para conquistar espaço no cenário estadual, e talvez volte com mais reconhecimento e prestigio!
Quatro anos pra pensar
É certo que nos próximo quatro anos alguma jovem liderança há de surgir. Hoje apostaria minhas fichas no Vinícius Boff, do PP. Jovem, inteligente e esforçado Vinícius, que já tem espaço na executiva estadual, contribuiu muito na construção da chapa majoritária do partido e seu trabalho merece ser destacado. Mesmo que não tenha concorrido a nenhum cargo nestas eleições é um nome que vai ganhar cada vez mais espaço dentro do partido aqui em Viamão. É esperar para ver.
Decepção do ano
Não para mim, mas para as ambições do PC do B. A turma escanteou o Bira Camargo da liderança do partido e com o apoio da Manuela Cacareco foi alinhavar outras alianças no município, apostando na popularidade da candidata roxa. Não emplacou nem Porto Alegre nem aqui.
Cliente Morto Não Paga
Essa vai entrar pra história da política viamonense. As informações davam conta que certo candidato petista teria recrutado mil bocas-de-urna para sua campanha, prometendo pagar cinqüenta reais para cada um dos apoiadores. Levou pouco mais de setecentos votos e não pagou ninguém. Agora se discute quem foi mais ingênuo: o aliciador ou o aliciado. Definitivamente ingenuidade não combina com política.
1113
Nada irritou mais nestes dias de campanha do que o caminhão da majoritária liderada pelo PMDB. O veículo ficava dando voltinhas no trevo de acesso à Santa Isabel, na parada 32, durante os bandeiraços. Trancou o trânsito irritando motoristas e eleitores.
A ironia é que o modelo Mercedes tinha o número dos partidos que superaram a votação do 15 para a majoritária: 1113!
Sobe e desce
Já me informaram que não é pratica do PT colocar vereadores em secretarias, mas como a situação está tão boa pro prefeito Alex, não vou estranhar se dois vereadores que já foram secretários na atual gestão voltarem para seus cargos e abrirem vagas para os suplentes da Frente Popular. Seria uma forma de retribuir o apoio do PRB e ainda de lambuja experimentar mais uma nova liderança na Casa Legislativa.
Perguntar Não Ofende
Será que ninguém na oposição se preocupou em fazer uma pesquisa sobre a popularidade do prefeito Alex e a aprovação da sua administração antes de lançar seus nomes aos leões, antes de começar a corrida eleitoral?
Coluna publicada em 11 de outubro de 2008.

Nenhum comentário: