terça-feira, 23 de junho de 2009

O Plano C

Um terceiro mandato para Lula está fora de cogitação. Mas agora aparece um Plano C, caso Dilma Roussef não tenha condições de concorrer à presidência no ano que vem.
Um grupo prepara uma emenda à Constituição, esticando o mandato de Lula por mais dois anos, fazendo coincidir com as eleições para prefeitos e vereadores (uma grande e única eleição a cada quatro anos), dando tempo ao partido para preparar um nome que possa derrotar os tucanos.
O problema é que vai melar o projeto político de muita gente que pensa sempre em aproveitar os intervalos eleitorais para manter seu nome na crista da onda. Vai faltar vaga para tanto político no Brasil.
Ah se vai!
Reforma política
Mais essa agora. Aprovaram o aumento de cadeiras nas câmara municipais de todo o país. Em Viamão, com esta nova lei teremos 21 vereadores. Só que os vereadores que podem ocupar estas vagas querem assumir já em 2010. Como a Justiça Eleitoral não previa esta mudança nas regras, talvez esta lei só passe a valer nas próximas eleições de 2012. Aposto que muita gente não vai querer esperar.
Vem aí mais uma onda de liminares. Aguarde.
De cair o queixo
Essa é de cair o queixo. Recebi a informação de que o PT, se precisar de mais uma assinatura para a CPI, contra o Governo Yeda, pode entregar a presidência da Casa Legislativa, hoje com Ivar Pavan, para que ele possa aderir ao documento que precisa de 19 assinaturas. De qualquer outro partido isso seria considerado loucura, mas se tratando do PT nunca se pode duvidar.
Taxiando na pista
Faltando pouco mais de três anos muita gente já está se lançando candidato a vereador, ainda que muitas variáveis possam redesenhar a disputa eleitoral de 2012. Quem também já recebeu autorização para taxiar na pista é o radialista Enísio Matte. Enísio conversou com a cúpula petista que o liberou para procurar uma tendência e começar a trabalhar seu nome.
Finalmente o encontro
Outra notícia muito aguardada pelos que acompanham a politica viamonense: saiu a tão esperada conversa do ex-diretor de esportes da Secretaria de Cultura e o prefeito Alex Boscaini. Enísio garante que a conversa foi em tom amigável e que as arestas foram aparadas. Ou seja, Alex mais uma vez usou toda a sua capacidade de diálogo e deve ter fritado um ou outro colaborador para não ficar de mau com o presidente da Velha Capital FM. Coisas da política.
O trânsito do Centro
Falando em rádio, hoje tem debate sobre o trânsito do Centro de Viamão, nos estúdios da Velha Capital FM, a partir das onze da manhã. Eu pessoalmente acredito que não se deve mexer muito no esquema de nossas ruas aqui no Centro, mas a prefeitura deveria ter corrigido alguns aspectos, quando implantou as mudanças em 2005.
Faltou um pouco de humildade aos técnicos e ao idealizador das modificações (todos juram de pé junto que foi o próprio prefeito Alex quem planejou tudo) para reconhecer que nem tudo deu certo e ter afinado a proposta.
Todos ficariam satisfeitos, mas isso tinha que ter sido analisado à dois anos atrás e não agora, com uma nova e grande intervenção, a contragosto dos motoristas e comerciantes.
Qual é a serventia?
Alguém poderia explicar porque a Polícia Rodoviária insiste em atrapalhar o trânsito da RS-040, ali na Querêencia com a colocação de cones no meio da pista? Se é para controlar o tráfego não seria mais lógico fazer todo mundo passar pela pista lateral? E depois tem gente que fala em avenida saturada pelo tráfego. Além de reduzir a largura aquela "chicana" é um convite à barbeiragem.
Coluna publicada em 20 de junho de 2009.

Nenhum comentário: