domingo, 29 de novembro de 2009

Balzaquiana

Excelente a audiência pública sobre as rodovias estaduais que aconteceu na terça à noite, na Câmara de Vereadores. Sobre o asfaltamento até Itapuã da RS-118, acho uma pena que ele não seja pelo trajeto do Passo d’Areia. Por este tradicional percurso, iria levar mais progresso para a nossa zona rural, mas fazer o quê, o importante é que estamos na iminência de vermos esta obra concretizada.
Já a respeito da RS-040, que vai receber uma série de modificações em seus trevos, aí eu começo a me assustar. Ouvi muitos falando dos perigos e dos buracos da nossa mais importante via de ligação com Porto Alegre e não pude rebater, lá no plenário, algumas colocações. Considero a nossa RS-040 uma das melhores rodovias do Estado e também uma das mais conservadas.
Conservada no sentido de que ela, apesar de estar quase completando 30 anos, tem sua estrutura intacta. Poucos trechos dela foram restaurados ou precisaram de alguma ação mais incisiva. Onde foi retocada, foi onde outras intervenções aconteceram, podem conferir!
Outra coisa que está acabando com ela é a contínua ocupação sem planejamento dos acostamentos. Você vai notar, que em toda a extensão, a ocupação comercial e residencial, acaba jogando areia e água (quando chove) para a pista. É verdade! Os mais antigos vão lembrar que essa quantidade de água que a gente vê hoje em dia sobre a pista, quando chove, não existia. A estrada foi muito bem planejada, o que não foi planejada foi a ocupação de suas margens, pois hoje todo mundo joga os excessos das chuvas sobre a coitada da RS-040, sem nenhuma rede de escoamento pluvial. Se era obrigação do Daer ou da prefeitura pensar nisso eu não sei, nem quero saber.
Agora prometem cortar novas rótulas, deixá-las mais longas para melhorar o tempo de travessia dos carros. Será que terão o mesmo capricho do projeto original? Fizeram isso ali na entrada para o Cocão e o asfalto não está agüentando o tirão. Outro ponto que não foi tocado sobre a RS-040: o asfalto nas paradas de ônibus está, em sua maioria, deformado pelo peso e pelo tráfego. Ali teriam que encontrar uma solução, mas talvez fique para uma próxima audiência.

Apertados
Voltemos à audiência publica, mas agora para do espaço que a Câmara ocupa. Fica desconfortável colocar mais de cem pessoas no Plenário. Ta na hora dos nossos edis pensarem em uma nova casa para o parlamento municipal, até porque na próxima legislatura serão 21 vereadores se acotovelando no segundo andar da prefeitura.

Pra minha mãe, pro meu pai e pra você...
Um abraço especial para os viamonenses que se destacaram na TV esta semana. Principalmente os que brilharam no JA.

Eu acredito em Papai Noel
Me contaram que na conversa do prefeito com o Papai Noel, domingo passado, Alex pediu para o bom velhinho adiantar o presente dele para o dia 22 de novembro. O que será que o prefeito pediu? Sei não, tem gente que acha que o nosso prefeito não tem se comportado direito e não merece presente.

Dirigente da Rodada
O dirigente da rodada desta semana é o roupeiro, massagista do Allanbik, o Rafa Gall. Seu time é o único invicto no certame municipal de futsal, no CeMuCulDouCarPinMennet. Grande favorito ao título.

O colunista adverte
Apesar da campanha, minha torcida ainda é pelo Flamenguinho, único representante da Santa Isabel no campeonato.
Coluna publicada em 14 de novembro de 2009.

Nenhum comentário: