sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Descentralizar

Sou defensor da descentralização do nosso município. Até porque esta descentralização já aconteceu, vide a força de alguns núcleos que cresceram sem nenhuma preocupação com o distrito sede. Santa Isabel, Viamópolis, Cecília, Augustas, Elza, Águas Claras. Exemplos não faltam, uns com mais sucesso, outros ainda engatinhando, mas todos conduzem naturalmente o seu desenvolvimento.
Além de descentralizador sou a favor (já disse isso) da libertação de Itapuã do julgo viamonense. Até já prometi para o vereador Geraldo Oliveira que vou continuar lutando para que Itapuã tenha, em breve, não apenas um vereador, mas sete! É uma questão de tempo apenas.

Poderes públicos
Mas quando eu falo em descentralizar, não falo somente na iniciativa comercial de estabelecer novos pólos. Estou me referindo à falta de vontade política de nossos governantes de desbravarem novas frentes para que os serviços também se espalhem pela cidade. Hoje, com exceção da Saúde, que está lá na parada 44, tudo o mais está no Centro. Até as patrolas (veja você, caro leitor) dormem em área nobre, no coração da cidade, e se deslocam do parque de máquinas, todos os dias, mais de quinze quilômetros, muitas vezes, para atender as solicitações dos moradores de nossas vilas.

Centro anêmico
Quem é contra a descentralização alega que o comércio do Centro morreria à míngua se os poderes públicos saíssem dali. Que este pólo comercial e de serviços só sobrevive porque os funcionários públicos movimentam o Centro. Mas e as outras regiões, que até hoje se desenvolveram sem uma repartição pública?
Eu particularmente tenho uma teoria que explica esta concentração de poder lá na sede. Nossos antigos governantes, com medo de possíveis desmembramentos dos distritos e a perda de equipamentos importantes para a máquina pública, não deixaram que nada fosse edificado longe da Praça Júlio de Castilhos. Isso explica porque não temos nada além de escolas e postos de saúde em nossas vilas. Até o Ginásio de Esportes (ou Centro Municipal de Cultura, que seja) foi fundado lá num sangão, perto do Açude Tarumã. Nada para as vilas. E o pior é que os novos governantes também agem como os velhos capelistas.

O dirigente da rodada
Como não entendo muito de futebol, vou me isentar de escolher um craque durante as rodadas do Municipal de Futsal, lá no CeMuCulDouCarPinMennet. Mas me disponho a escolher um dirigente em cada rodada, pela sua atuação no certame. Esta semana o “cartola” que merece a distinção é o Carlão, manager do Penharol/Rasquinha. Brilhante atuação durante a apresentação do seu time contra o representante de Itapuã.

O Nelson tem razão
Sou obrigado a concordar com o meu amigo e secretário municipal de transportes, Nelson Souza, que diz que os nossos azulzinhos não andam por Viamão procurando carros para multar, referindo-se à suposta perseguição alegada pela querida vereadora Belamar Pinheiro. Eu que costumo circular por todo o município sou testemunha de que os fiscais de trânsito não andam pelas ruas.

Dois pelo preço de um?
Quem será que levou desconto nas apresentações que a banda Cia Show 4 acertou na cidade? O prefeito em sua festa particular de aniversário ou a Prefeitura que vai trazer o conjunto musical para tocar na Santa Isabel, dia 29 de novembro?
Coluna publicada em 31 de outubro de 2009.

Nenhum comentário: