domingo, 29 de novembro de 2009

Poderosos

Ah, o poder! Que estranha magia envolve esta palavra. Muitos já morreram , e por certo, mataram para sentir o gostinho de mandar, de ter suas vontades pessoais concretizadas pelas mãos de terceiros. Sexo, dinheiro, saúde, nada disso consegue superar o prazer de poder mandar. Até porque estas três coisas quem tem poder, consegue de barbada. E num país onde não existe a democracia, como o Brasil, o poder é ainda mais interessante. E não existe nos Poderes (aqueles três: Executivo, Legislativo e Judiciário) quem não se assanhe, sentindo que pode manejar os títeres do mais reles mortal. Nem o MP escapa. Pode acreditar.
Mas se você é daqueles que considera ruim a disputa pelo poder, está muito enganado. O que estraga realmente a relação dos seres humanos com o poder é o medo que algumas criaturas têm de, na verdade, perder a boquinha. Não querem por nada deste mundo perder a oportunidade de estar por cima. E esse medo é que estraga a brincadeira. Perpetuar-se no poder, passar para a posteridade como um ser infalível e poderoso acaba estragando a mente da rapaziada.
E aí eles ficam enxergando anãozinho atrás de suas escrivaninhas e a máquina emperra. Pronto! Agora só o que move estas pessoas é o medo que se estatelarem na rua da amargura. E sem o seu pirulito.


Poder paralelo
Dizem pelos corredores do poder que tem secretário que está trabalhando em uma só demanda. O resto foi transferido para uma secretaria paralela, com as mesmas atribuições, paraoficial. Eu tô achando que este secretário vai passar em branco. Nem o caneco vai entregar.


A última Stock Car em Viamão
Infelizmente pode ser que a corrida deste final de semana em Tarumã seja a última da história da Stock Car em nosso município. Andei ontem à tarde pelo autódromo e é notável a falta de estrutura da nossa pista. Foi concebida no tempo que o automobilismo brasileiro era tocado pelos entusiastas, numa época romântica, vamos dizer, e não conseguiu acompanhar o profissionalismo imposto pelos grandes inesvtidores da mídia e do espetáculo.
Sem querer achar culpados, nesta hora, volto a afirmar: temos que nos apropriar deste equipamento que muitas cidades dariam uma perna para ter em seus territórios. Depois não adianta chorar.


Piadinha do temporal
Essa me contaram e quero partilhar com os leitores. Contam que na manhã de quinta-feira, antes do temporal, um conhecido político viamonense e agora dissidente em seu partido, resolveu dar uma volta pela cidade. Foi ao Autodromo de Tarumã e elogiou toda a estrutura montada. Depois passou pelo sítio do Zé Fernando, o nosso querido Carteiro, e se encantou com toda aquela beleza natural e antes do meio-dia, encontrou o gerente da CEEE, o competente Mauro Chaves e o parabenizou o excelente trabalho da estatal em Viamão.
O resultado dos elogios, segundo os analistas políticos, puderam ser vistos depois do vendaval.


O dirigente da rodada
O título hoje vai para o Nairo, dono do Flamenguinho, que remontou o seu time, com novas figurinhas, e classificou o time da Santa Isabel para a próxima fase do Municipal. Dá-lhe Flamenguinho!

Coluna publicada em 21 de novembro de 2009.

Nenhum comentário: