sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

De bom tamanho

Não dá para reclamar da sétima colocação da Unidos de Vila Isabel, no Carnaval de Porto Alegre. A posição nos impede de retornar, entre as seis primeiras, para o desfile das campeãs hoje à noite, mas temos que considerar ainda que fomos a mais bem colocada entre as escolas de fora da Capital. E aí temos que lembrar que estas escolas das outras cidades da Região Metropolitana, segundo alguns integrantes da Vila Isabel, recebem muito mais apoio, não só de suas prefeituras, mas também da comunidade. E isso faz a diferença.
Não acho que a prefeitura tem a obrigação de injetar grana na Vila. Mas acho que tem que fazer mais por esta agremiação. Se nós somarmos toda a exposição na mídia televisiva, durante o ano, acho que este valor não chega nem perto de uma hora e dez minutos, tempo que a Vila Isabel ocupa durante os desfiles de carnaval, em rede estadual. E olha que eu nem estou contando a matéria que a RBSTV exibiu no Jornal do Almoço, que passou dos dez minutos e as vinhetas da escola de samba.
Nota Déisss!
O que nós temos que lamentar, na verdade, é a falta de notas máximas nos quesitos julgados. Nossa bateria, que nos anos anteriores recebeu festejadas notas ‘dez’, este ano ficou devendo, e olha que estava primorosa, na minha opinião. Outros quesitos que sempre ajudaram na pontuação da Vila também não mostraram toda a sua potencialidade e isso foi sentido em toda a escola.
Se no ano passado a Vila Isabel mostrou muita garra, com paixão à flor da pele, com todo mundo querendo dar tudo de si por uma boa colocação, este ano senti que os integrantes e a coordenação estavam um pouco desanimados. Acho que já sentiam que seria difícil fazer um grande espetáculo. A Vila chegou ao seu limite, com o que tem à sua disposição. Para fazer melhor, precisa de mais. E parece que infelizmente, em Viamão, vai ser difícil ter mais.
Do lado de fora
Eu e o Daniel Hilário fizemos uma conta sobre o número de integrantes da Vila. Andando pelo Porto Seco, no barracão da escola, a gente percebe que para cada três componentes que vão desfilar, existe um que vai para ficar do lado de fora. É a namorada do ritmista, a amiga da passista, a mãe do destaque. Esse povo não entra na passarela, fica do lado de fora e corre da concentração para a dispersão, para acompanhar, pelo menos estes dois momentos da Vila Isabel.
Então se a Vila chega para o desfile com 1100 componentes, ficam de fora e poderiam estar engrossando o nosso exército de foliões, no mínimo, mais 350 integrantes. Essa gente tem que se alistar nas fileiras da alegria ou vamos acabar com uma escola minguada e com sérias chances de não participar do “super” grupo, previsto para 2013.
O trânsito, de novo
Boa a reportagem do DV sobre os gargalos do trânsito, aqui do Centro. Ontem pela manhã fiquei quase duas horas parado na esquina da Cirurgião Vaz Ferreira com a Gal. Câmara, atrás da Igreja Matriz. Neste período cinco carros e mais uma meia dúzia de motocicletas não respeitaram as orientações do trânsito e entraram em ruas daquele entorno na contramão, ou descendo a Crescêncio de Andrade ou tomando a José Marcelino de Figueiredo, para acessar a José Garibaldi.
Conversando com um comerciante da região, tentei justificar os erros dos condutores, percebendo que a Corsan está fechando trechos da Vaz Ferreira, para a instalação da moderníssima rede de esgoto cloacal que começa a funcionar em 2011, mas este logo interrompeu:
- Que obra que nada! Quando não tem obra eles também entram na contramão para atalhar. Disse o comerciante.
Aí fica difícil, ainda mais sem fiscalização.
Cine Santa Isabel
Para quem não vai ao litoral este final de semana, uma boa dica é assistir ao grande indicado ao Oscar deste ano, Avatar, que ainda está em cartaz no Cine Santa Isabel.
Não é 3D, mas vale a pena e comparando com os preços dos cinemas de Porto Alegre, é praticamente de graça: quatro pilas! E ainda tem um excelente ar condicionado e uma gostosa pipoquinha com guaraná. Vai lá e te diverte!

Coluna publicada em 20 de fevereiro de 2010.

Nenhum comentário: