sábado, 27 de fevereiro de 2010

Poucas palavras

Etilicamente falando bebi muito pouco na minha vida. Dos vinte um aos vinte e oito anos, só isso. Um dia cheguei à conclusão que não valia a pena. Álcool é pra quem gosta e eu definitivamente não gosto. Nem como bengala, para desinibir no grupo, a cerveja fazia a minha cabeça. Descobri que papo de gambá começa a ficar chato depois de trinta minutos. E essa regra valia mesmo quando eu era o protagonista das conversas.
Também depõe contra mim (ou a favor) o fato de nunca ter usado qualquer tipo de drogas. Nem cigarro, que juridicamente não é droga e nem é ilícita. Então nunca “viajei”, como dizem. Sei lá, nunca tive vontade de experimentar. E também, por incrível que pareça nunca me ofereceram. Os poucos amigos que usavam sempre tiveram a decência (usuário de drogas tem decência?) de não consumirem perto de mim. E acabei nunca atravessando a “fronteira”. Estes mesmos amigos, quando conversávamos sobre o problema das drogas, se admitiam a fraqueza, me diziam que eu não deveria experimentar, que aquilo não era bom e ia acabar me estragando a vida. Acreditei e continuei distante. E agradeço a preocupação deles. Estavam certos.
----
O problema de quem não bebe, não fuma e não “viaja” é que não tem desculpa para suas declarações ou atitudes. Não adianta. Neguinho além de ser um chato de galocha é cobrado por tudo o que fala ou escreve. E não tem conserto. “Pô, dá um desconto, o cara tava pra lá de Bagdá, Não queria dizer aquilo”. Não tem conversa. Ou se entrar num supermercado e acabar com a seção dos hortifrutigranjeiros? Nada justifica. Quem vive de cara limpa tem que agüentar as conseqüências, não pode vacilar.
Por isso muitas vezes a saída é usar do bom humor (ou mau humor, também, que seja!) para algumas declarações. Assim, com certa ironia, as pessoas podem ficar em dúvida se você está realmente falando sério. E fica mais fácil a absolvição por qualquer esparrela. As declarações acabam perdendo a dramaticidade.
Entendidos
Gurizada tá pegando no meu pé porque agora virei, segundo eles, comentarista de Carnaval, mas não sei a diferença entre paetê e lantejoula. Não sei mesmo. E até nem me preocupo com estas questões. A discussão que tentamos promover é mais profunda, sobre a cultura carnavalesca que é muito forte em Viamão, ainda que alguns não acreditem. Ainda assim, não fico incomodado com algum rótulo de “entendido” em Carnaval. Até porque a formação de arquiteto é tão ampla que abrange muitas manifestações e ajuda a treinar a mente para o bom gosto. Até serve de sugestão a algumas figurinhas locais: façam arquitetura!
Jogar para a galera
Meu amigo Sérgio Freitas, o popular Branco, secretário da Cultura ensaiou uma enquete durante o seu discurso, na abertura do Carnaval Xô! que a prefeitura organizou na Santa Isabel. Ao microfone, Branco afirmou que os “entendidos” de carnaval em Viamão querem tirar o desfile da Avenida Liberdade e perguntou para o público presente o quê eles achavam, e a galera que ocupava as arquibancadas, gratuitamente, para ver quatro mirrados desfiles, respondeu que não deveriam retirar o carnaval da Santa Isabel, obviamente.
Ampliar a enquete
Pois eu acho que o Branco deveria ampliar, então, este debate e se preocupar também com a opinião dos outros. Tem que perguntar para os comerciantes que tiveram o comércio prejudicado pelo fechamento da Liberdade. Para os taxistas, para os motoristas, para os usuários dos ônibus e depois repetir a enquete lá no Centro e nas demais vilas de Viamão. Aí sim vamos ter o povo representado nesta pesquisa que ele começou.
Domingo é o canal
Se querem fazer o desfile na Santa Isabel, porque não fazem então no domingo à tardinha. Não atrapalha o comércio e a Liberdade já é impraticável neste dia, tomada por carros, motos e algazarra. Outra sugestão é que façam o desfile entre a Rua Diamantina e a Padre Guilherme, na altura do número 2037. Ali não tem como atrapalhar a mobilidade e o trânsito, pois se trancaria apenas uma grande quadra. Olha só! Virei entendido de trânsito também.
Coluna publicada em 27 de fevereiro de 2010.

2 comentários:

harmonia disse...

CARTA ABERTA DA HARMONIA MUSICAL DA UNIDOS DE VILA ESMERALDA E DO INTÉRPRETE DUAS VEZES ESTANDARTE DE OURO LEANNDRINHO CASTAGNA


À TODOS O NOSSO MUITO OBRIGADO PELO CARINHO, EM ESPECIAL À COMUNIDADE DA UNIDOS DE VILA ESMERALDA E AO PRESIDENTE PAULINHO QUE CUMPRIU COM TUDO O QUE FOI COMBINADO. ESTAMOS TRANQUILOS POIS TEMOS A CERTEZA DE TERMOS TRABALHADO MUITO E FEITO NOSSO MELHOR E A CERTEZA DE TERMOS FEITO UM GRANDE DESFILE, DIGNO DE CAMPEÃ, BASTA VER A REAÇÃO DE TODOS APÓS NOSSA PASSAGEM.

TUDO QUE TEMOS A DIZER SOBRE O RESULTADO DO CARNAVAL 2010 DE VIAMÃO VEM À SEGUIR:

Em primeiro lugar gostaríamos de deixar bem claro que não falamos em nome da Entidade Unidos de Vila Esmeralda, estãs são apenas opiniões expressadas por quem ama Carnaval e faz de tudo ara engrandecê-lo.
Não discutimos o resultado do Carnaval de Viamão 2010, até queremos deixar registrado nossos parabens à campeã, apenas discordamos dos critérios de escolha de jurados sem a devida qualificação ou renome que em grande parte são desconhecidos até mesmo do público que acompanha carnaval, exibindo despreparo e desconhecimento em suas respectivas áreas, e de algumas notas absurdas que nossa Entidade recebeu: o UNICO samba que levantou a avenida tirou apenas 9.5 enquanto uma MARCHINHA DE CARNAVAL de uma outra coirmã que a reeditou tirou nota melhor, nossas fantasias extremamente bem acabadas tirar os mesmo 9.5, a bateria tirou 9.5 sem ter dado uma unica atravessada enquanto outras atravessaram tanto que a harmonia teve que parar de tocar até acertarem o compasso e ainda tirar 9.8 quem estava lá até o final viu; nossa harmonia tirar 9.5 com todos os componentes cantando e sambando muito e depois do show que nossa Harmonia Musical deu na avenida apontada por todos, leigos ou entendidos como a melhor, mas o pior foi o "carro" do arame com fitinha tirar 10 aquilo sim foi de doer, com todo respeito à campeã que deve ter consciência do que apresentou sendo assim impossível esperar que eles próprios achem justa essa nota, enquanto nós desfilamos com DOIS CARROS ALEGÓRICOS (é bom que se frise bem) de bom gosto e bom acabamento além de temáticos tirar um decepcionante e inacreditável 9.8; inclusive algumas coirmãs também receberam algumas notas absurdas que não bateram com o que foi apresentado além do baixíssimo número de notas dez em um carnaval de muito bom nível como foi o nosso. segue

harmonia disse...

Aliás desde o Festival de Samba Enredo estranhas notas, resultados e justificativas já vinham sendo apresentadas por jurados que sequer compuseram um único verso em toda a sua vida, além de uma Ordem de Desfile que desde o sorteio já havia sido mal concebida e administrada. Mas de resto tudo certo carnaval é isso aí mesmo, fazer o que se para esses jurados de 2010 que só fomos conhecer na avenida bom mesmo é desfilar de tenis e algumas polâinas sem chapeu e com menos de 300 componentes? Foi inaugurado um novo padrão de desfile em Viamão e com certeza não deverá levar nosso carnaval ao crescimento pois provou que é melhor desfilar com carrinhos de mão ou cabideiros decorados que com alegorias, com coisas reaproveitadas do que fantasias, com o numero minimo de participantes ao inves do máximo, inclusive catando componentes à porta do desfile, entre outras coisas que nos deixam profundamente decepcionados com o carnaval de Viamão. De tudo isso o que valeu foi o carinho tanto do povão da arquibancada quanto da galera do camarote que evidenciaram quem de fato foi a verdadeira campeã. Como diz o ditado "a voz do povo é a voz de Deus", pena que não foi a destes jurados, porque foi até a das coirmãs após a Apuração. O Carnaval de Viamão perdeu uma excelente oportunidade de se valorizar, de mostrar credibilidade e de premiar quem trabalhou com afinco para apresentar um grande espetáculo. Boa sorte ao nosso Carnaval ao qual gostamos de participar e lutamos tanto para que cresça. Esperamos que muita coisa mude para 2011 do contrário quem perderá será apenas o Carnaval. À todos que participaram do Carnaval 2010 seja qual for a Escola ou função fica aqui o nosso abraço, e aos vencedores deixamos os nossos parabéns.

"Nem sempre as campeãs do júri são aquelas que ficam guardadas na memória e no coração do povo."

É MUITA HABILIDADE!!!
E QUE PAPAI DO CÉU ABENÇOE A QUEM MERECE!!!
OBRIGADO POVÃO!!!