domingo, 17 de maio de 2009

Cultura ameaçada

Recebo e-mail da ativista cultural Fernanda Blaya Figueiró, preocupada com a Cultura viamonense. As afirmações de Fernanda chegaram antes da notícia de que estavam fundando o Instituto Cultural Viamonense, mas não perderam seu valor. Vamos à mensagem:
“A comunidade de Viamão, mobilizada através do “Cultura em Movimento”, uma união informal de ativistas a favor das artes, do patrimônio cultural material e imaterial e das manifestações culturais; vem, por meio deste documento, solicitar ao prefeito Alex Boscaini a reabertura das duas bibliotecas públicas municipais (bibliotecas Érico Veríssimo e Mário Quintana).
Este movimento segue a premissa de que vivemos em uma democracia, sendo então um direito da população reivindicar espaços públicos dedicados ao desenvolvimento da educação, cultura e lazer, bem como de participar das decisões sobre a coletividade. Assim sendo, gostaríamos de esclarecer que este movimento não tem cunho pessoal, mas sim popular, onde uma parcela dos cidadãos do município quer ser ouvida.
Ao abordar os cidadãos sobre o fechamento da biblioteca venho notando o grande carinho que a maioria tem por esta instituição, e uma divergência quanto às informações acerca de seu fechamento, o destino do patrimônio e as perspectivas de reabertura.
A audiência marcada para o dia 20 de maio, às 16:30 horas, visa buscar esclarecimentos desta natureza. Até o dia 20 estaremos colhendo assinaturas de cidadãos que tenham a preocupação com a nossa biblioteca. Participe!”
#
Fernanda continua sua mensagem, agora lembrando o descaso com outras iniciativas culturais:
“Aproveitamos para lembrar que a comunidade já perdeu importantes espaços, como a Sala De Curtis, o Teatro André Ribeiro Cancela e a Coordenadoria da Mulher. Espaços que tinham patrimônio próprio, como obras do excepcional aquarelista, documentos históricos, equipamentos de luz, som, cenários, cortinas, etc.
Patrimônio este que pertence ao povo de Viamão, bem como o vasto acervo de nossas bibliotecas, estimado em 40 mil títulos, incluindo obras raras sobre a história do município.
O endereço, Calçadão Tapir Rocha, nº 49, local que abriga a Biblioteca Érico Veríssimo (atualmente fechada), o Teatro André Ribeiro Cancela (fechado) e, que já abrigou a Sala De Curtis (extinta), a Sala da Memória (Museu), tem uma intima relação cultural com a comunidade. Gostaríamos que este patrimônio retornasse à comunidade como um local dedicado à Cultura e à Educação.
‘Cultuar a história de um lugar e de seus protagonistas é manter viva a identidade cidadã de um povo.’
Cláudio Batista Carle, Raízes de Viamão, pág. 81.
Que a Paz norteie o nosso encontro!
Que Viamão reencontre sua Alma Cultural!
Fernanda Blaya Figueiró.”
#
Fica Yeda!
Você, como eu deve estar se perguntando onde estão enfurnadas as tais provas que a oposição ao Governo Yeda insiste em dizer que existem e que vão derrubar a tucana. Agora pense: se estas fitas realmente existissem, já não teriam vindo à tona. Até agora só o que veio à tona foi o corpo do Marcelo Andrade. Muito conveniente para a oposição. Eu nem duvido realmente que estas fitas poderão aparecer, mas será que não são resultado de conversas posteriores só para incriminar ou enrolar a ainda mais a nossa governadora?
Três anos de turbulência
Nestes três anos a oposição não parou um minuto sequer de furungar motivos para defenestrar a governadora do Palácio Piratini. E ela trabalhando, arrumando a casa. Ou os partidos sarnentos mostram que as provas existem ou param logo de encher o saco!
Essa pouca gente sabe
Segundo o sítio do Prévidi, na web, parece que tem deputado estadual do bloco de oposição que está sob forte investigação do MP. Em breve tem notícia arrasa quarteirão na Assembléia.
Não perderemos por esperar.
Coluna publicada em 16 de maio de 2009.

Nenhum comentário: