segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Beijo

Um beijo movimenta 29 músculos, 12 dos lábios e 17 da língua. O coração durante o beijo salta de 70 para 140 batimentos por minuto. Além disso, um só beijo pode queimar de 3 a 12 calorias, dependendo da intensidade do mesmo.
No dicionário
Do Latim “Basiu” - Ato de tocar com os lábios em alguém ou em alguma coisa, fazendo leve sucção.
O beijo da traição
A senha para que os soldados prendessem Jesus foi o beijo que Judas Iscariotes deu na face do Filho de Deus. Foi o beijo o sinal escolhido para mostrar a sua traição.
Beijo de homem
Entre os persas, na Antiguidade, o beijo na boca era usado para saldar um amigo. Mas só valia para pessoas do mesmo nível.
Na grécia, beijo na boca é só entre família - pais e filhos ou irmãos - ou amigos, muito amigos.
Já na Inglaterra, lá pelo século XII, o beijo era um acordo entre o vassalo e seu senhor, que por sua vez o protegia. O beijo selava o pacto e só se quebrava com a morte de um dos dois.
O beijo do fim da guerra
Esse tem que entrar em qualquer resenha que se faça sobre beijo! Em 1945, com o anúncio de que a Segunda Guerra tinha chegado ao fim, no calor da emoção, um soldado beija uma enfermeira. A foto, de Alfred Eisenstaedt, foi publicada na revista Life e rodou o mundo. Tem gente que diz que foi montada. Isso pouco importa, fala mais do que mil palavras.
Sentença de morte
O cinema difundiu a lenda de que os chefões da máfia sentenciavam à morte seus desafetos com um ósculo, o que já deixava o cara com uma dúvida cruel:
- Será que o capo quer me matar ou é boiola?


#

Veja só que tolice nós dois
Brigarmos tanto assim
Se depois vamos nós a sorrir
Trocar de bem enfim
Para que maltratarmos o amor
O amor não se maltrata não
Para que se essa gente o que quer
É ver nossa separação

Brigo eu, você briga também
Por coisas tão banais
E o amor em momentos assim
Morre um pouquinho mais
E ao morrer então é que se vê
Que quem morreu fui eu e foi você
Pois sem amor estamos sós
Morremos nós
Brigas, de Altemar Dutra

Quem não chora não mama
Sei que não tenho o mesmo poder do nosso amigo Carlos Dickow ( e nem o mesmo prestígio de sua coluna), mas também quero declarar que ficaria muito feliz se ganhasse um exemplar do livro Raízes de Viamão.
Coluna publicada em 23 de maio de 2009.

2 comentários:

Fernanda Blaya Figueiró disse...

Oi Eduardo aproveito para agradecer a notícia em tua coluna, sobre a cultura.
Muito obrigada!

Hoje completam sete dias que protocolamos um abaixo-assinado, no Gabinete do Prefeito e na Câmara de Vereadores, solicitando a reabertura da Biblioteca Érico Veríssimo, na cultura judaico-cristã Deus criou o mundo em sete dias, ainda não obtivemos uma resposta ao documento.
O coração da cidade bate em compasso de espera.Tum!Tum!Tum!
Segundo Ana Paula, a chefe de gabinete, que nos recebeu muito atenciosamente, a biblioteca vai retornar ao calçadão Tapir Rocha, nº 49, depois de uma melhoria no prédio, na qual a biblioteca passará a ocupar as salas da frente. Quanto ao Teatro e a sala De Curtis, vamos aguardar uma posição oficial.
A Biblioteca completou em dezembro quarenta anos, estou ansiosa para poder comemorar esta data tão significativa, quem sabe na reabertura comunidade e governo não organizam uma grande festa, com direito a fogos de artifício, leituras, guloseimas e banda de música na praça.

Tum!Tum!Tum!

Viamão, 27 de maio de 2009.

Fernanda Blaya Figueiró

Fatima R. P. disse...

Gostaria que vocês investigassem e comprovassem por si mesmos.

O Bebeto é um gafanhoto, é isso mesmo o Bebeto presidente do PSDB de Viamão é um gafanhoto e por onde passa destrói tudo, sempre foi assim.

A última do déspota foi a não aceitação de fazer uma composição com o grupo do Kadú que é jovem e está em ascensão na política local.

O ex-prefeito Jorge Chiden, o ex-vice-prefeito Pedro Nigelinski e o ex-vereador Marco Aurélio (cunhado do déspota) decidiram que se o grupo do Bebeto não se unisse ao grupo do Kadú para tocar o partido eles sairiam do PSDB, e acreditem, o despota perdeu estas três lideranças e outros que se alinhavam com este pensamento, porque segundo informações, hoje seu maior objetivo é acabar com o Kadú, este é seu principal objetivo agora no final de carreira, acabar com a liderança nova.

Quem vive no meio político sabe, é só perguntar a quem quiser é público, o Bebeto é um gafanhoto que destrói tudo a sua volta. Junto de sí não nasce nem erva daninha.

Já destruiu o PTB quando militava nesta sigla, já detonou o PDT, detonou o PSB e agora a bola da vez é o PSDB, foi presidente por três mandatos no PSDB e não acrescentou NADA, o grupo do Kadú tem inclusive um projeto com prazo e cronograma, para ser implantados com toda a militância e avaliação periódica, e caso não esteja sendo executado o mesmo perde a posição de executor e mesmo assim o Kadú não conseguiu nem por o projeto em discussão, não conseguiu nem ser ouvido, porque o Bebeto diz que o PSDB é o Partido do Bebeto.

Porque vocês como imprensa não fazem uma pesquisa em Viamão para avaliar o carisma de políticos locais e os mais odiados, não da para aceitar o que este pessoal da velha guarda esta fazendo. No caso do PSDB o problema é ainda mais grave, porque o partido vive em guerra ha mais de dois anos e o grupo do Kadú continuou trabalhando e fez inúmeras filiações que o Bebeto não aceitou e estão sob judice na estadual, pois são mais de 200 e é por isso que ele diz que vai fazer mais de 80% do diretório, porque ele não encaminhou as filiações do Kadú.

Vocês me desculpem, mas o Kadú joga muito certinho, é um molenga, pis trabalha para a presidente estadual. Já deveria ter usado sua influência para destituir a atual executiva, mas fica naquela que é ruim para o partido fazer uma intervenção e acaba que o partido vai se deteriorando a ponto de sumir.

Gostaria que alguém encostasse no Kadú e lhe disesse para triturar com este Fanfarrão que é o Bebeto, este negócio de fazer tudo certinho é pra Padre e não para político, senão quando vocês acham que o grupo do Kadú vai chegar a liderança deste partido? lhes respondo, NUNCA!!!!

Peço que me desculpem isto é mais um desabafo contra os bandidos e contra os certinhos, o certo é que devemos tirar os pilantras da política este negócio de conversa mole não leva a lugar nenhum, volto a pedir que investiguem e nos mantenham informados sobre o que acontece nos bastidores da política local. Vamos acabar com os gafanhotos: Bebeto do PSDB, Chico do PTB, Janes do PP, Sarico do PMDB e apoiar as novas lideranças políticas de Viamão.

Fatima R. P.
Sou prima de uma ex-assessora dele.