terça-feira, 30 de junho de 2009

Minhas fotos na Zero Hora

Na cobertura da passagem do Lula pela Vila Bom Jesus, na sexta-feira, capturei mais de 200 imagens. Quando o Lula começou a falar de futebol, notei que este cara começou a se manifestar lá de fora do evento, de cima de uma escada.


Enquanto os profissionais, com suas poderosas teleobjetivas fotografavam o Tarso Genro (que é gremista) e o Olívio, que é colorado, fazendo caras e bocas com a brincadeira do presidente, senti que a foto emblemática da situação era esta do gremista, lá atrás do Lula.


Aposta certa, as imagens saíram e fico feliz pelo reconhecimento dos amigos que me avisaram do feito.

sábado, 27 de junho de 2009

Black or White?

Acho que até não poderia ser diferente. Os grandes mitos não podem morrer de velhice. Seria estranho, muito estranho mesmo, se Michael Jackson morresse velhinho, sentado numa cadeira de balanço, na varanda de sua fazendola californiana, a famosa Neverland.
Numa retrospectiva rápida, todos os grandes ícones desse poderoso mundo que é a música nos deixaram precocemente. De Gardel a Elvis, passando por Hendrix, Carmen Miranda e Lenon, todos ficaram mitificados exatamente por terem nos deixado um legado maior que a sua existência terrena.
Michael Jackson talvez tenha sido o último ícone que ficará para a posteridade. Na verdade não sobrou nenhum. O quase septuagenário Mick Jagger insiste em rebolar pelos palcos e Madonna já mostrou que está em boa forma e vai alcançar a marca de Dercy Gonçalves. Então não sobrou mais ninguém.
Com Jackson também se vão os últimos elos que nos ligam aos anos oitenta, quando o Pop invadiu o mundo, embalado pela era Reagan.
Naqueles anos oitenta, nós tínhamos medo da guerra fria, de bombas atômicas e a música, francamente, era um tanto alienante, mas foi lá que se determinou o futuro do show business. Michael foi o maior vendedor de discos do mundo, com grandes sucessos no topo das paradas por vários anos. Hoje, quando a venda de música já nem existe mais por culpa da internet, isso parece mesmo coisa do passado.
A indústria do videoclipe, por exemplo, não foi inventada por Jackson, mas ele a transformou e fez os clipes mais atraentes. Jackson é indiscutivelmente o Rei do Pop, porque foi o resultado de tudo o que a música negra produziu nos últimos sessenta anos. Tudo reinventado e liquidificado para conquistar o mundo. Esse talvez seja o seu legado. Pena que nenhuma das apresentações programadas para a sua volta tenha acontecido, para nos dar uma idéia do que ele mostraria para os seus fãs. Visto desta maneira, parece até que tudo foi ensaiado, mais uma vez.
Ala petebista
Causou desconforto em algumas lideranças petistas de Viamão, que ciceroneavam algumas figuras estaduais no encontro que o PT promoveu domingo passado, a decisão da corrente governista de não se posicionar nem tampouco debater a corrida ao Governo do Estado, tão importante para um partido que se diz tão democrático. A ala petebista do PT, que entendeu ser prudente não descer do muro agora, quer esperar o caldo engrossar, mas parece mais uma atitude fisiologista, esperando para só aderir quando cavalo do delegado já estiver no paddock. Pegou mal no encontro e vai ficar pior ainda no futuro.
Hei de torcer, torcer, torcer...
Se antes a minha relação com a seleção brasileira era de indiferença, nesta final da Copa das Confederações tenho que confessar que vou torcer contra a equipe do Dunga. Principalmente pelo tratamento dado aos clubes gaúchos, desfalcados por seus principais jogadores em momentos tão decisivos. Claro que dirão que Victor não tem a mesma importância de Nilmar, mas o goleiro gremista dava um pouco mais de segurança para a nossa zaga. Nem adianta, não mudo de opinião: vou secar direto a seleção.
Macaquitos
Nem pensar defender qualquer manifestação racista, mas podemos enriquecer nossa compreensão sobre esta questão que volta e meia assombra nossa relação com os vizinhos argentinos, como no episódio envolvendo Maxi Lopes, em Belo Horizonte.
Desde a Guerra do Paraguai os argentinos se referem a nós brasileiros como “macaquitos”. E não é pela cor. De acordo com relatos da época, os argentinos menosprezavam nossas tropas porque os exércitos platinos (Argentina e Uruguai) lutavam defendendo as suas nações republicanas, enquanto nossos soldados lutavam para defender as terras do Imperador Dom Pedro II. Diziam então que éramos “macaquitos” (bonecos de marionetes), pois homens livres lutam por um ideal e não por um monarca.
Coluna publicada em 27 de junho de 2009.

terça-feira, 23 de junho de 2009

O Plano C

Um terceiro mandato para Lula está fora de cogitação. Mas agora aparece um Plano C, caso Dilma Roussef não tenha condições de concorrer à presidência no ano que vem.
Um grupo prepara uma emenda à Constituição, esticando o mandato de Lula por mais dois anos, fazendo coincidir com as eleições para prefeitos e vereadores (uma grande e única eleição a cada quatro anos), dando tempo ao partido para preparar um nome que possa derrotar os tucanos.
O problema é que vai melar o projeto político de muita gente que pensa sempre em aproveitar os intervalos eleitorais para manter seu nome na crista da onda. Vai faltar vaga para tanto político no Brasil.
Ah se vai!
Reforma política
Mais essa agora. Aprovaram o aumento de cadeiras nas câmara municipais de todo o país. Em Viamão, com esta nova lei teremos 21 vereadores. Só que os vereadores que podem ocupar estas vagas querem assumir já em 2010. Como a Justiça Eleitoral não previa esta mudança nas regras, talvez esta lei só passe a valer nas próximas eleições de 2012. Aposto que muita gente não vai querer esperar.
Vem aí mais uma onda de liminares. Aguarde.
De cair o queixo
Essa é de cair o queixo. Recebi a informação de que o PT, se precisar de mais uma assinatura para a CPI, contra o Governo Yeda, pode entregar a presidência da Casa Legislativa, hoje com Ivar Pavan, para que ele possa aderir ao documento que precisa de 19 assinaturas. De qualquer outro partido isso seria considerado loucura, mas se tratando do PT nunca se pode duvidar.
Taxiando na pista
Faltando pouco mais de três anos muita gente já está se lançando candidato a vereador, ainda que muitas variáveis possam redesenhar a disputa eleitoral de 2012. Quem também já recebeu autorização para taxiar na pista é o radialista Enísio Matte. Enísio conversou com a cúpula petista que o liberou para procurar uma tendência e começar a trabalhar seu nome.
Finalmente o encontro
Outra notícia muito aguardada pelos que acompanham a politica viamonense: saiu a tão esperada conversa do ex-diretor de esportes da Secretaria de Cultura e o prefeito Alex Boscaini. Enísio garante que a conversa foi em tom amigável e que as arestas foram aparadas. Ou seja, Alex mais uma vez usou toda a sua capacidade de diálogo e deve ter fritado um ou outro colaborador para não ficar de mau com o presidente da Velha Capital FM. Coisas da política.
O trânsito do Centro
Falando em rádio, hoje tem debate sobre o trânsito do Centro de Viamão, nos estúdios da Velha Capital FM, a partir das onze da manhã. Eu pessoalmente acredito que não se deve mexer muito no esquema de nossas ruas aqui no Centro, mas a prefeitura deveria ter corrigido alguns aspectos, quando implantou as mudanças em 2005.
Faltou um pouco de humildade aos técnicos e ao idealizador das modificações (todos juram de pé junto que foi o próprio prefeito Alex quem planejou tudo) para reconhecer que nem tudo deu certo e ter afinado a proposta.
Todos ficariam satisfeitos, mas isso tinha que ter sido analisado à dois anos atrás e não agora, com uma nova e grande intervenção, a contragosto dos motoristas e comerciantes.
Qual é a serventia?
Alguém poderia explicar porque a Polícia Rodoviária insiste em atrapalhar o trânsito da RS-040, ali na Querêencia com a colocação de cones no meio da pista? Se é para controlar o tráfego não seria mais lógico fazer todo mundo passar pela pista lateral? E depois tem gente que fala em avenida saturada pelo tráfego. Além de reduzir a largura aquela "chicana" é um convite à barbeiragem.
Coluna publicada em 20 de junho de 2009.

sábado, 13 de junho de 2009

Voa canarinho

Os amigos não entendem, mas não posso fazer nada. Tento, mas não consigo me animar com a seleção brasileira... Tá bom! Não torço mesmo. Pra não dizer que nunca torci pelo scratch canarinho, torci na Copa de 78 (mas eu tinha nove anos) e até fui solidário na campanha de 2002, quando o Felipão comandou o grupo rumo ao penta. Mas aí eu acho que era mais pelo sentimento de gratidão pelo que o Scolari fez pelo nosso Grêmio.
Vez por outra tenho que me segurar para não vibrar nas vitórias dos adversários. Como em 98 quando perdemos a final para a França. Misturei a minha felicidade no meio de um bando de fanáticos que queriam a cabeça do Zagallo e ninguém notou que no fundo eu estava comemorando. Pois é...
No mais, nunca torci. Não amo nem odeio, sou indiferente. Acho que esta indiferença foi adquirida em 1982, durante a Copa da Espanha quando, dizem os entendidos, o Brasil apresentou a melhor seleção de todos os tempos, e sou obrigado a concordar. Não assisti à fatídica partida para a Itália. Um Rodovilas (pra quem não lembra era a empresa de ônibus que operava na Santa Isabel) derrubou um poste na esquina de nossa casa e de raiva fui dormir. Naquela tarde quando acordei, energia elétrica restabelecida, o Brasil todo chorava aquela derrota. Como não assisti àquela derrota, para mim pareceu natural perder o interesse e o fanatismo pela nossa seleção.
Mas tenho dois motivos para tentar reverter este sentimento. Um deles é que o Dudu torce pela seleção e não gosta quando eu incentivo os centroavantes adversários. E também porque quero torcer pelo Brasil em 2014. Torcer em casa, pelo menos.
Isso! Fica aqui uma promessa: vou torcer pelo Brasil! Mas só se o Galvão Bueno se aposentar.
Então cancela!
Cronista esportivo de jornal de circulação estadual, que mora em Viamão (mas vota em Porto Alegre, viu Zilmar!), afirmou que quando começarem as obras para a Copa de 2014 vai começar a roubalheira. Será?
Então não seria mais coerente a gente não promover o maior torneio de futebol do mundo?
Choro capelista
Os mesmos políticos que comemoram a possibilidade da extensão do metrô até Viamão são os mesmos que vivem se queixando do progresso e desenvolvimento da região da Santa Isabel. Só para lembrar: se houver uma extensão do metrô para o nosso lado, ele não vai passar da Viamópolis. Passando a divisa com Porto Alegre já começa a se dirigir para a cidade de Alvorada. Que peninha, capelistas, que peninha...
Pra não dizer que não falei de flores
Alguns funcionários e CC’s da prefeitura ficaram um pouco contrariados com a ordem do prefeito que proibiu a decoração das novas instalações de uma das secretarias reformadas. Segundo eles, Alex não quer as mesas decoradas com vasos de flores ou qualquer outro tipo de “mimo” dos servidores. Pô prefeito, humanizar os espaços não é tão ruim assim.
Dança das cadeiras
Prefeito! Aproveita e passa no Desenvolvimento e pede para tirarem aquelas cadeiras que estão atrapalhando o “bom andamento dos trabalhos”, na recepção. Ninguém merece tomar canelada toda vez que visita a secretaria. Ou é pista de provas da dança das cadeiras?
Resposta da Cultura
Se a resposta sobre o acervo do Museu viesse de qualquer outra pessoa da Secretaria da Cultura, eu ficaria preocupado. Mas como foi o José Carlos quem respondeu às preocupações, não só minhas, mas da comunidade, fico satisfeito. Obrigado Zeca, continue o teu admirável trabalho. E não esqueça que ainda temos que lutar pelo Museu Casa da Farinha.
Abraço
Quero mandar um abraço ao amigo Evaldo Martins, um dos melhores comunicadores de Viamão. Depois de chegar às rádios comerciais da região, ele volta, na segunda-feira, a comandar as manhãs da Alternativa FM (87,9). O Evaldo pela sua capacidade não precisa, mas quero lhe desejar boa sorte e muito sucesso!
Coluna publicada em 13 de junho de 2009.

sábado, 6 de junho de 2009

A Dilma viamonense

Aos poucos a sucessão de Alex Boscaini começa a se desenhar. Muitos querem a cadeira do representante municipal, mas acho que dentro do PT as coisas já estão definidas. Uma das razões para que eu pense desta maneira, está no próprio DV da sexta-feira da semana passada. Ali! Na página 2, brilhantemente comandada pelo Carlos Dickow.
A chefe de gabinete do prefeito, Ana Paula Rocha, mais do que explicar porque não vai assumir a Cultura, no lugar de Sérgio Freitas, nos esclarece sobre a importância e envergadura de seu cargo. Não vou aqui repetir o que já foi escrito, mas na hora em que li a nota, não tive dúvidas:
- É a Dilma viamonense!
Quando um dia brinquei com os amigos dizendo que o nosso prefeito Alex tinha traçado mentalmente um projeto político que incluía até ser governador do estado, devo confessar que o subestimei. Ele quer ser é presidente! E para isso ele já definiu também quem vai ser o seu sucessor: Ana Paula Rocha, a Dilma viamonense.
Que me perdoem os outros petistas que ainda sonham em um dia assumirem o Palacinho da Caixa D’água. Guardem suas aspirações para outra campanha. Depois de ler as atribuições de nossa chefe de gabinete e da importância dela para o bom andamento da coisa pública, ela se transformou em candidata natural ao cargo de prefeita.
Alguém ainda dirá que cada um tem a Dilma que merece.
Alô, alô vereadores
Recebi a informação de que muitas peças do acervo histórico do antigo museu que funcionava na Casa Rural estão jogadas em um canto do Centro Municipal de Cultura, lá perto do Açude Tarumã. Não seria providencial se algum vereador fosse lá conferir o desleixo com a história de nossa cidade?
Alô, alô ambientalistas
Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, quero deixar aqui o meu abraço aos amigos ambientalistas e lembrá-los que ambiente urbano e construído também é meio ambiente.
Peraí! Não tenho amigos ambientalistas.
Mais sorte que juízo
Definitivamente o viamonense tem mais sorte do que juízo. Prova disso é a quantidade de investimentos que aportarão aqui nos próximos anos em função da Copa de 2014. Mas bem antes disso outros investimentos já começam a sair do papel, a bem da verdade sem a interferência direta dos governantes municipais (graças ao bom Deus). A RS040 logo vai estar tomada de empreendimentos, vide a construção de um grande mercado na região de uma grande universidade (não recebo nada pra mencionar marcas) ali na região da Parada 50. Só queria saber se alguém no setor público está se mexendo para trazer também investimentos de infraestrutura porque a nossa principal via do município vai dar sinais de estagnação muito em breve.
Dica para o fim de semana
Como sempre a minha dica é aproveitar o friozinho e curtir um bom cinema, aqui na Santa Isabel. O pessoal do Arnaldo faz a gente se sentir em casa. Confira as atrações aqui mesmo, no DV e leve a criançada para assistir um bom filme.
Garanto que é diversão certa e barata.
Grandes visionários da História
Galileo Galilei: a terra gira em torno do sol.
Nicola Tesla: energia para todos.
Albert Einstein: a teoria que explica o universo.
Chico Mendes: a consciência ecológica.
Sarico: metrô em Viamão.
A frase da semana
Não posso publicá-la, por questões profissionais, mas garanto que é muito boa. Quem quiser saber que me pergunte pessoalmente.
A propósito
Depois de coordenar a confecção de um livro (por sinal o meu exemplar não chegou ainda) e de montar uma equipe para cuidar dos jardins do município, qual será a próxima atribuição da Chefia do Gabinete do Prefeito?
Uma agência de extermínio de inimigos políticos?
Coluna publicada em 06 de junho de 2009.