sábado, 12 de setembro de 2009

As bandas de lá

Ainda não estou convencido com esta mudança que a Administração Municipal resolveu fazer há dois anos atrás trocando a ordem dos desfiles cívicos aqui em Viamão. Antigamente o desfile de Sete de Setembro acontecia na Santa Isabel e no dia 14, desfilavam no Centro as escolas das regiões mais próximas da sede do município e algumas escolas representando o Quarto Distrito. E era uma maravilha.
Aí, não sei por que cargas d’água, resolveram inverter e colocar na Santa Isabel, no feriado municipal, um festival de bandas marciais das escolas viamonenses. E o caldo entornou, porque os comerciantes e moradores da Santa Isabel não gostaram desta mudança. Porque é contraproducente! Será que ninguém na organização dos desfiles viu isso?
Acontece que por mais que isso doa ao senhor prefeito e a seus assessores, a maioria dos moradores da região do Quarto Distrito mora em Viamão, mas trabalha em Porto Alegre e em outras cidades. No dia sete de setembro, sendo feriado nacional, todos estão em casa e se dispõem a acompanhar seus filhos em idade escolar, no desfile que acontecia na Avenida Liberdade, e por isso, por muitos anos, o desfile da Semana da Pátria foi a maior manifestação popular da Santa Isabel. Segundo informações da BM, chegam a circular, neste dia, pela avenida e arredores quase 40 mil pessoas. É muita gente!
Ora, quando o prefeito decidiu inverter os desfiles, acabou atrapalhando o dia a dia dos viamonenses que trabalham fora do município. Ou será que esqueceram que os ônibus não fazem horário de feriado dia 14? E a vida dos isabelenses se transforma num inferno com o bloqueio de ruas, comércio trancado, enfim, a vida dessa região de Viamão fica engessada porque resolveram complicar e acabar com uma tradição que vinha dando certo há pelo menos 50 anos.
Parece que fica difícil de raciocinar o óbvio. Mas aí a culpa não é minha.

Shana Quos aderiu ao Viamonismo
Primeiramente quero te parabenizar quanto a sua coluna de 08 de agosto passado. Muitas de suas palavras são inquietações minhas. Não foram poucas as vezes que fui chamada de "louca" por gostar de morar em Viamão e também por ser uma pessoa que busca a melhoria de seu município e de seus municípes.
Sou formanda do curso de Turismo da PUCRS e desde o início do curso, coloquei na cabeça que assim que me formasse queria trabalhar para desenvolver o turismo de minha terra. Tive a oportunidade de falar com alguns moradores sobre o que eles conhecem da história e dos atrativos de Viamão. Como era esperado, boa parte não conhece praticamente nada e quando comecei a falar sobre algumas características, percebi que acendia um brilho em seus olhos.
Também pude perceber uma grande revolta dos empreendedores locais com o nosso Poder Público. Fiz um estágio no Departamento de Turismo da prefeitura, onde pude compreender essas insatisfações dos empreendedores. Com essas experiências consegui entender um pouco mais sobre como se forma a identidade de nossos cidadãos e o porquê de algumas pessoas rejeitarem a sua verdadeira raiz.
Apesar de todos os possíveis problemas, ainda sim, tenho orgulho em ser moradora de Viamão e de ser mais uma adepta do Viamonismo. Portanto, "companheiro" (sem nenhuma alusão partidária) podes me colocar em sua lista e contar comigo para sensibilizarmos os moradores dessa terra tão importante e linda onde temos o privilégio de nascer e morar.

E o churrasco do Lula...
Antes que alguém me acuse de ser o responsável pela pataquada no churrasco paulista que o presidente ia oferecer ao colega Sarkosy, da França, me antecipo e declaro que lá em casa nem a carne do churrasco eu compro. Quem entende de churrasco é a minha esposa, Dona Carmen.
Coluna publicada em 12 de setembro de 2009.

Nenhum comentário: