terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Somos todos gremistas

Não dá para não torcer pelo Grêmio, pelo seu tricampeonato neste domingo. Não está em jogo um título apenas para o Tricolor da Azenha. Está em jogo o futuro do campeonato brasileiro. Se o São Paulo sagrar-se campeão mais uma vez teremos toda a certeza de que a força dos paulistas, seja ela econômica, cultural ou política está condicionando a arbitragem e as cortes desportivas. Alguém ainda esqueceu a rasteira que deram no Internacional em 2005? Agora a supremacia paulista representa uma ameaça para todo o resto do país. Por isso acho difícil que alguém tenha coragem de secar o time medíocre que o Grêmio montou com intenção de dar um basta neste continuísmo paulistano. Resumindo: torçam pelo meu time, pô!
Somos todos colorados
Neste último jogo da final sul-americana, não foi tanto, mas nos jogos anteriores, deu pra notar que o esquema de jogo do Internacional não era nada diferente daquele Grêmio campeão da Copa do Brasil que o Adenor Bacchi comandou e que tirou o pirulito da boca dos corintianos, em 2001. Por isso não me senti encorajado em secar o nosso rival colorado. Mas também porque o Dudu torce pelo time da beira-rio. Fazer o quê...
Somos todos caminhoneiros
Já dizia a minha avó que nada faz mal, só o excesso.
Pois muitos vêem com bons olhos o empenho do chefe supremo da Brigada Militar, mas até o Coronel Mendes apronta das suas. Querer multar e prender caminhoneiros que protestavam em frente ao Palácio Piratini por causa do buzinaço?
Peraí! E os colorados que não deixaram ninguém dormir na madrugada de quinta-feira? Aí é manifestação legítima?
Minha estava coberta de razão.
Somos todos catarinenses
Impossível não se comover com toda a tragédia que dizimou o estado de Santa Catarina. Agora não é hora de buscarmos culpados, mas de torcer pelos nossos vizinhos e ajudar com o que pudermos. Brilhante a iniciativa das entidades viamonenses.
O pior é saber que nossa Defesa Civil não está preparada para uma catástrofe destas dimensões. Conforme a Defesa Civil estadual, poucos municípios apresentaram um programa para agir em situações de calamidade extrema. Está na hora de arregaçarmos as mangas e cobrar de nossas autoridades um pouquinho de empenho.
Somos todos prefeitos
Foram muitos os palpites e previsões para a próxima composição do secretariado municipal. Mas entre mortos e feridos, todos se salvaram. Apenas faço uma observação sobre a fusão da secretaria de planejamento com a pasta do desenvolvimento econômico. Eu não queria estar na pele do futuro secretário. Há tempos a turma que tem mais intimidade com a Seplan vem sugerindo que a pasta fosse, na verdade, destrinchada, dando autonomia e status de secretaria para o Departamento de Meio Ambiente. Tô achando que esta fusão vai acabar em con"fusão"!
Somos todos religiosos
Primeiro foi o prefeito Ridi que colocou um escrivão de polícia para cuidar da Saúde, pois a mesma era caso de polícia por aqui! Agora o Prefeito Alex inova e entrega a Secretaria dos Transportes para um homem religioso, o vereador e pastor evangélico Nelson Souza.
Claro! Fazer as coisas funcionarem lá na SMT, só rezando!
Somos todos Estatística
Sei muito bem o que a família do saudoso Pedro Brusch está passando. Infelizmente a violência mostra diariamente as suas garras e cada vez mais ficamos impotentes diante da sua monstruosa força. Quando esta mesma violência cerca as pessoas mais próximas muitas vezes tomamos consciência da sua voracidade e achamos que mais nada pode ser feito. Mas o que podemos fazer é não nos acovardarmos. Senão nossos entes queridos se tornarão apenas números neste mundo cada vez mais matemático.
Coluna publicada em 06 de dezembro de 2008.

Nenhum comentário: