segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Ele vai dar um jeito

Minha mãe mudou-se pra o Centro há pouco mais de quatro anos. Mora ali na José Garibaldi, a menos de cem metros do entroncamento com a RS118, aquele famoso pelos constantes acidentes. E bota constantes nisso! Praticamente acontecem todos os dias, mas só os que resultam em feridos ou, infelizmente, em mortes é que ganham notoriedade. De resto, só notamos os acidentes com prejuízos materiais pelos cacos de vidro sobre o asfalto ou um ou outro pedaço de sinaleira que restam.
Da casa da minha mãe se ouvem os estrondos e as freadas, quando elas acontecem, dos choques dos veículos. Nesse instante tanto ela como os seus vizinhos correm para olhar o que aconteceu. Eu e minha irmã temos carros e o que chama a atenção para os acidentes, não só para minha mãe, mas aos vizinhos é o medo que quem esteja envolvido seja algum parente, ou outro vizinho próximo. Esse é o grande temor dos que moram ao redor daquele cruzamento. Que as pessoas mais próximas estejam envolvidas e enroladas com aquela rótula maldita. Depois é que sobressai a solidariedade com os feridos. E não é pecado pensar desta maneira. Se não fosse este primeiro sentimento que pode parecer egoísta, muitos moradores não se dariam nem ao trabalho de auxiliar aqueles que sofrem sobre o asfalto.
Na edição de ontem o Diário de Viamão mais uma vez publicou reportagem sobre a luta da comunidade para acabar com aquele quadro, ali na 118. Eu mesmo já utilizei este espaço outras vezes para alertar e contribuir humildemente para a solução do problema, até que a duplicação prometida pelo governo estadual finalmente chegue ao nosso pedaço de rodovia.
Mas tenho certeza que ainda este ano, sob os cuidados do atual secretário municipal de transportes, a aflição dos moradores da José Garibaldi vai se encerrar. E me abasteço simplesmente da lógica para tal afirmação.
Nelson Souza, atual secretário da pasta dos transportes, já foi vereador, mas muitos viamonenses sabem que, além do político (e excelente orador, diga-se de passagem) é pastor evangélico. Nelson Souza “milita” pela causa religiosa na Assembléia de Deus, uma das mais antigas igrejas pentecostais do Brasil, já próxima de completar cem anos.
Pois é isso que me faz acreditar que Nelson Souza vai resolver de vez o problema dos acidentes ali no começo da velha estrada para o Passo do Vigário. Sendo pastor evangélico, a missão de Nelson Souza é cuidar do “rebanho” de Deus. O Pastor Nelson tem o compromisso de zelar pela vida espiritual dos filhos de Deus. Não só cuidar, mas fazer com que o rebanho cresça, prospere e se multiplique assim a Palavra e o Evangelho.
Mas não só cuidar da alma. Somente o conforto espiritual e o zelo pelos assuntos pertinentes à religião não podem prevalecer. Não há razão em preservar o espírito se não cuidarmos do vaso. O conteúdo não sobrevive sem a forma física, também obra de Deus.
Então, como homem do Senhor, para honrar seu compromisso com Ele e a sua igreja, não pode permitir que vidas sejam corrompidas pelo mais dramático e problemático cruzamento de Viamão. Nelson Souza é a pessoa certa, no lugar certo para dar fim a este suplício urbano. Seja com a colocação de uma sinaleira, tachões ou lombadas eletrônicas, seja o que for, não importa, temos que acabar com os acidentes ali na Garibaldi. Tenho certeza que este problema é a prioridade do nosso secretário dos transportes e do pastor. Ele vai dar um jeito. Aposto que vai.
Coluna publicada em 24 de janeiro de 2009.

Nenhum comentário: