segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Desplanejamento

Não sei a opinião do leitor, mas eu não gostei muito da decisão de nosso honrado prefeito, Alex Boscaini de fundir duas secretarias (Planejamento e Desenvolvimento Econômico). Pior ainda foi a escolha da nomeclatura que vai permanecer. O mais sensato seria que o Planejamento, que já contava com importantes "subpastas", por assim dizer, é que ficasse a frente dando nome à esta super secretaria.
Desenvolvimento é política pública
Mais do que uma instância da administração municipal, desenvolvimento econômico é muito mais uma questão de políticas públicas a serem aplicadas. Em nossa cidade, a bem da verdade, tínhamos era uma secretaria da indústria e comércio, responsável pela fiscalização e pela emissão de alvarás. Muito aquém da ambição de quem nominou esta pasta no século passado (se não me engano foi criada na administração Tapir Rocha) com a finalidade de encontrar alternativas para o crescimento econômico capelista.
Morreu à míngua
Já o Planejamento também foi aos poucos perdendo espaço na nossa municipalidade. Escanteado agora, já vinha sendo desmoralizado, porque abrigava dois departamentos que deveriam há muito tempo ter status de secretaria: o Departamento de Meio ambiente e o Departamento de Habitação. E o Planejamento foi minguando e deu no que deu.
E agora?
Difícil agora é saber a prioridade que a secretaria vai perseguir. Porque ninguém vai conseguir me convencer que um gabinete vai conseguir tocar todas as instâncias que representam estes quatro departamentos com a mesma agilidade. Algum deles vai ser prejudicado, não tenham dúvidas disso.
Mudando de assunto
O nosso querido leitor não sabe como foram difíceis estas duas semanas de recesso em nossa coluna. É que no meio da noite, vinha uma boa estória pra contar, uma boa idéia pra desenvolver em forma de texto, mas a preguiça me impediu. Proposição para dois mil e nove: comprar um bloquinho para anotar estas idéias. Pena que não tenho um agora pra anotar esta proposição.
Metade da vida
Aproveito para agradecer aos amigos pelo carinho. É bem verdade que o Orkut facilita muito a vida dos usuários, lembrando a data de aniversário dos amigos, mas vá lá, o que vale a intenção. E como janeirista aproveito para "paranenizar" (vale um presente que adivinhar quem fala paranenizar) os meus amigos que também completam bodas neste mês: Carlos Dickow, Vanessa Rocha e Sandrinho Alves, todos neste domingo e o vereador Dédo, dia 17 próximo. E antes deles todos, tem o aniversário do meu amigo Eduardo Roggia, que faz aniversário neste sábado. Beijão Dudu!
Futebol dos vereadores
O Daniel Jaeger tá cheio de marra porque entrou arrebentando no futebol que os vereadores promoveram na quarta-feira passada, onde este humilde colunista pode mostrar todo o seu futebol e marcar quatro vezes (três a favor e um contra). O que o Daniel não diz é que só jogou nos últimos dez minutos, quando a turma já estava pra lá de cansada. Ô Daniel: da próxima vez chega na hora!
Coluna publica em 10 de janeiro de 2009.

Nenhum comentário: