quinta-feira, 29 de abril de 2010

Novo modelo

O leitor Jair Della Cesare manda, por email, suas considerações a respeito da participação popular nas decisões da cidade. O Jair diz que está frustrado com a baixa participação popular e considera “jogo de cena” a realização do Orçamento Participativo em nossa cidade. A seguir a proposta do Jair:
Amigo Eduardo. Proponho a dissolução da Câmara de Vereadores, como a conhecemos e no seu lugar criaríamos um Conselho de Gestores de bairro. Cada bairro, de acordo com as seções eleitorais, elegeria um gestor e um subgestor. Numa cidade como Viamão, teríamos mais de 300 representantes.
Estas pessoas teriam uma verba que seria a média de custeio dos últimos três anos da Câmara de Vereadores, dividida pelo número de gestores de bairro. Supondo que são 300 os bairros de Viamão, dividindo o valor de R$ 6 milhões de orçamento anual da Câmara, cada um receberia R$ 20 mil durante um ano para custear instalações, serviços e, se necessário, sua equipe. Este orçamento seria controlado por um conselho fiscal do bairro que aprovaria as contas e todo caixa seria disponibilizado na Internet, bem como as propostas dos moradores dos bairros.
O que poderia melhorar? Bom eu garanto que ao saber que meu vizinho, é o meu representante no Conselho de Gestores da cidade, eu vou exigir dele diariamente e pela internet, que cobre as melhorias do Executivo, como a comunidade assim desejar.
Tenho certeza que teríamos mais controle sobre as verbas, os votos e dificultaria sobremaneira que se montassem grupelhos que se perpetuam no poder, como acontece hoje. Não é possível que 14 pessoas sejam ungidas e decidam o destino de 260 mil habitantes. Proponho uma ação popular para mudarmos a lei e nos adequarmos à nova realidade. Não é por que nos foi imposta esta forma de governar que ela é a melhor. Pelo contrário. Está totalmente exaurida e falida.
Jair Della Cesare – Vila Monte Alegre
Boa intenção
Não dá para negar a boa intenção do Jair, mas não podemos esquecer que o modelo municipal está baseado no sistema utilizado em todas as esferas do poder. Teríamos que modificar todo o processo desde Brasília e isso é muito difícil. E resta ainda outro problema: como seriam feitas as leis municipais, um conselho com mais de trezentos representantes incentivaria demais a diversidade de opiniões e o consenso seria muito difícil e demorado de ser alcançado.
O poder é bom
Além do mais, meu caro amigo, o poder tem um sabor irresistível e com certeza, esses trezentos gestores iriam dar um jeitinho de se perpetuar no poder, e os tais grupelhos que tu mencionaste teriam campo e espaço para prosperar. Por isso não acredito que, algum dia, encontraremos o modelo ideal de democracia. Isso só o Hugo Chaves e o Fidel conseguiram.
Falando em Chaves
O companheiro venezuelano Hugo Chaves estreou no Twitter (aquela coisa chata e sem graça onde todo mundo segue todo mundo no ciberespaço). Até o fechamento desta coluna (bah!) o ‘Diabo’ já tinha oitenta e nove mil seguidores. Eu e o Daniel Jaeger brincamos: oitenta mil são funcionários públicos venezuelanos. Os outros nove mil são jornalistas que precisam estar atentos aos passos do líder bolivariano.
Em tempo
O meu endereço no Twitter é @escobarviamao e o do Daniel Jaeger é @blogdodaniel. Chique não?
Cartilhas
Os dois campeões de votos na eleição do Conselho Tutelar, na Sede e no Quarto e Oitavo Distritos, vão atuar conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente ou vão seguir a cartilha do governo municipal que empenhou todas as suas forças para eleger os candidatos “chapa branca”?
Antipichação ou cupinicida?
Para quê serve a tinta antipichação que usaram no Farroupilha Municipal? Poderiam utilizar os 72 mil reais que sobraram da reforma da escola e comprar Jimo Cupim. Tem gente na Prefeitura precisando.
Coluna publicada em 01 de maio de 2010.

Nenhum comentário: