domingo, 11 de maio de 2008

Adotados

Num dos tantos “Conversa de Bar” que fazíamos na Viamão FM, todos os sábados à noite, na véspera do Dia das Mães eu mandei um abraço a todas as mães adotivas, e expliquei que mãe adotiva talvez seja a maior manifestação de amor materno que possa existir. Não que as mães naturais não devam ser amadas e valorizadas, mas uma mulher que muitas vezes não tem a condição física, a possibilidade natural de conceber em seu ventre um novo ser, se coloca a serviço do instinto de perpetuação da espécie e toma para si a obrigação de manter uma vida, um filho gerado em outro ventre e muitas vezes rejeitado, descartado.
Tenho amigos muito próximos que tomaram esta decisão. Adotaram seus filhos e a eles dão o mesmo amor incondicional que qualquer criança merece. E tenho amigos, também muito próximos, que são adotados. Que sabem que são adotados. E a eles eu sempre digo que pessoas iluminadas eles são! Nosso pai celestial, quando tudo parece ser o caos, lhes oferece um anjo para cuidar de suas vidas. Pessoas assim já nascem com sorte, ainda mais quando são tão ansiosamente esperados, tão premeditadamente amados que só pode ser um sinal de como são afortunados. Claro que eu sei que nem sempre a vida nos pinta este quadro maravilhoso, mas temos a obrigação de vez por outra, pararmos para fazer um balanço, e com certeza a contabilidade de nossas vidas vai ser positiva.
Mas isso não importa (ou talvez importe), o fato é que uma iniciativa nascida aqui em Viamão – e como bom viamonista é este aspecto que quero destacar – começa a dar frutos e alegria para muitas pessoas. Até o momento que eu preparava esta coluna ainda não tinha a confirmação, mas se não foi ao ar, deve ir aos próximos dias uma entrevista de um viamonense que criou um site para discutir a situação dos filhos adotivos e também ajudá-los a montar um passado que possa dar conforto ao presente e projetar um futuro mais tranqüilo. Isso porque muitas das pessoas adotadas têm a necessidade de conhecerem seu passado, seus pais naturais, para abrandarem a curiosidade inerente de todo o ser humano, saber de onde realmente vieram.
Mais que um site, Ricardo Fischer, morador da Santa Isabel, criou na verdade um projeto: Filhos Adotivos do Brasil, que busca apoiar pessoas que querem refazer sua trajetória e reencontrar seus pais naturais, mas não só isso, ajudar também a conscientizar as pessoas para este gesto de carinho com o próximo, que é a adoção.
Esta semana ele esteve em São Paulo participando de gravações para o Programa do Jô e já tem uma participação no programa Mais Você, da Ana Maria Braga, que deve ir ao ar em breve, também. E isso, pode parecer pouco, mas particularmente me deixa muito orgulhoso, pois é uma iniciativa nossa, de pessoas que cruzam diariamente por nós, nas ruas, supermercados e lojas. Numa cidade que tem problemas enormes com a sua auto-estima, iniciativas silenciosas como esta, que se fazem sem muito alarde ou apoio oficial, devem ser elogiadas. Temos o dever de difundir estas informações, de tornar estas iniciativas públicas e conhecidas.
E a boa notícia também é que o site deste projeto, www.filhosadotivosdobrasil.com.br, já deu resultados positivos, ajudando pessoas a encontrarem suas famílias biológicas. Essa é a verdadeira função da revolução tecnológica que estamos assistindo. A internet deve ser um instrumento de valorização das relações humanas. O site do projeto do Ricardo já mostra a sua importância e devemos parabenizar este viamonense, que com uma idéia simples pode dar um novo sentido à vida de muitas pessoas.
Pra finalizar deixo a mensagem que está lá na página do Ricardo Fischer, na web, que sintetiza a opção pela adoção: “Todos nós sabemos que o amor não está condicionado a laços genéticos; mesmo o amor de pais e filhos, sejam eles biológicos ou adotivos, é sempre construído sendo que esta conquista pode ser a longo prazo ou pode ser um “amor à primeira vista”.
Coluna publicada em 24 de novembro de 2007.

Nenhum comentário: