domingo, 11 de maio de 2008

Televisivas

Devo confessar que ando com saudades da TV Guaíba, aquela do canal dois. Não propriamente dessa que desmoronou e andou de pernas bambas até ser comprada pela Rede Record. Muitos lembram da Guaíba pelas incontáveis reprises de filmes antigos (O Maior Espetáculo da Terra, por exemplo, devo ter assistido mais de cinqüenta vezes), mas também temos que reconhecer a heróica resistência às grandes redes nacionais, papel que a TV Pampa não soube desempenhar, aliando-se aos escombros do que um dia foi a extinta TV Manchete.
Você pode não acreditar, mas a Guaíba que esperneou antes de ser vendida tinha programação de qualidade e infelizmente ficamos engessados, agora, no rali da audiência, com todos copiando todos, com muita apelação e conteúdo de gosto duvidoso.
Balançadinha
Um dos fatos que me deixaram nostálgico foi a mudança que a Record fez no seu programa do horário de almoço, o Balanço Geral. Mandaram embora o Reche, que particularmente eu achava fraco, apesar de reconhecer sua qualidade como jornalista, com um texto invejável, e trouxeram um clone do Datena, aquele repórter mais interessado em gritar e achar tudo um absurdo do que propriamente dar a notícia. E junto veio uma cambada de jornalistas do centro do país. Vamos ver no que vai dar. Mas ainda assim sinto saudade das reprises de John Wayne e El Dorado.
TV Viamonense
Falando em televisão, convido o leitor que tem acesso à internet a conhecer duas iniciativas muito interessantes: Televia e Viamão TV. A Televia (www.televia.tv) foi criada pelo Sílvio Monteiro e apresenta algumas matérias bacanas sobre nossa cidade. Já a Viamão TV (www.viamao.tv) é um projeto que o Kadú Schwartzhaupt vem desenvolvendo no canal 6 da NET, transmitindo para Porto alegre e Região Metropolitana, um pouco da nossa terrinha. Por enquanto ele está entrevistando algumas personalidades locais, mas tenho certeza que logo vai ampliar seu espaço e vai colocar mais conteúdo viamonense na grande mídia. Quem não tem acesso à NET pode conferir as entrevistas pela web, acessando o Youtube (www.youtube.com) e pesquisando “programa do kadu”.
Mundo pequeno
Acompanho o trabalho do Kadú já há algum tempo, mas não sabia que já nos conhecíamos desde o século passado. Explico: conversando descobrimos que estudávamos na mesma escola e na mesma série e ainda por cima, íamos juntos de carona com o “Tio Paulo”, um irmão de minha mãe que morava conosco e que ficava encarregado de, vez por outra, nos levar para a escola lá no distante ano de 1978. Só que naquela época o Kadú era o Paulo Ricardo. Que mundo pequeno! Um grande abraço meu amigo e sucesso sempre!
Boa notícia
Apesar de ser período de férias, algumas boas notícias mostram que o pessoal está trabalhando duro. Fiquei sabendo pelo Daniel Jaeger e depois aproveitei para fazer alguns contatos e atualizar-me sobre os fatos, mas o certo é que a nova liga de futebol amador está dando as caras por aí. A turma já finalizou a redação do estatuto e está mandando pro Registro Civil. As coisas estão acontecendo...
O que vem por aí...
Por enquanto são só especulações, mas corre por aí que este ano teremos dois fortes escândalos políticos em nossa cidade, e quem vai pagar o pato é o pobre do cidadão viamonense. Mas por enquanto são só especulações e logo teremos mais informações para o amigo leitor. Estamos de olho...
Coluna publicada em 16 de fevereiro de 2008

Nenhum comentário: