domingo, 11 de maio de 2008

Serasa Eleitoral

Já pensou se fosse assim. Você chega em uma loja para fazer um crediário, comprar um televisor ou uma geladeira nova, e o atendente lhe informa:
- Sinto muito senhor, seu crédito não foi aprovado.
- Como assim? Não foi aprovado? Mas eu estou com todas as contas em dia, SPC e Serasa em ordem! – você responde surpreso.
- Parece que é o TRE...
- O quê? TRE!
Aí o vendedor te explica que agora o TRE está controlando os votos, se o político em quem você votou fizer alguma besteira, um deslize que seja, batata: quem votou fica com o nome sujo, até a próxima eleição. Ou até que o deputado, vereador, senador, ou sei lá o quê, seja cassado. Mas ninguém vai ficar sabendo em quem você votou. Só você e o supercomputador da Justiça Eleitoral. Seu voto vai ficar armazenado no banco de dados e ninguém poderá furar o sigilo, a máquina só informará que você votou mau pacas! Não diz nem que é o cara de pau do político! E vai trancar o seu CPF. Nada de compras pelo crediário. Nada de talão de cheques. Desta maneira você vai ter que puxar pela memória e tentar lembrar em quem votou.
Claro que isso é uma brincadeira, não existe a menor hipótese de isso acontecer, mas já pensou se fosse possível? Muita gente iria pensar duas vezes antes de emprestar seu apoio a este ou aquele candidato. E eles, os candidatos teriam que ter mais escrúpulos, para não colocar em risco a capacidade de compra de seus eleitores. Muitos escândalos e maracutaias talvez não acontecessem porque o eleitor seria mais fiscalizador. Não das atitudes políticas, mas pelo risco eminente de se tornar um freqüentador das listas do Serasa Eleitoral.
###
Presídio em Viamão – último capítulo
Acabaram-se as chances (ou riscos) de construírem um presídio em Viamão. Depois de nossos lideres maiores espernearem e fazerem beicinho, o prefeito de Porto Alegre diplomaticamente indicou dez áreas em seu município para que o governo do estado escolhesse a que melhor fosse aproveitada para uso prisional. Golpe de mestre!
Primeiro porque uma vez que outras cidades já mostravam resistência em pelo menos dialogar, só a manifestação de boa vontade porto-alegrense já ganhava pontos junto às autoridades estaduais e federais. E em segundo lugar, Fogaça e seu “staff”, sabem que por pior que seja um presídio, ele trás alguns benefícios que podem ser barganhados. Que ele fosse instalado lá no Barro Vermelho, ou no distrito industrial da Restinga (que assim como o nosso, lá na divisa com Alvorada, não decola) ainda seria um bom negócio.
Agora veio a notícia que não só Viamão ou Alvorada perderam a oportunidade, mas também Porto Alegre. O governo do estado tinha até o dia 5 de novembro para indicar a futura localização do complexo penitenciário e como não indicou nenhum terreno, ficou fora do PAC prisional. Nada de verbas para o Rio Grande do Sul, pelo menos por enquanto. E podem ter certeza: alguém vai cobrar esta conta na eleição do ano que vem.
###
Casa de Isabel
Na próxima sexta-feira inaugura um novo espaço artístico e cultural de nossa cidade. A Casa de Isabel quer proporcionar, a todos os viamonenses, a possibilidade de conhecerem nossas maiores manifestações. E o show de estréia não poderia ser melhor. Acima de qualquer tendência musical, o primeiro espetáculo da nova casa é uma Roda de Chorinho, considerado por muitos músicos de renome internacional como o jazz brasileiro. Não perca a chance de se divertir. Se você é daqueles que passam direto pela Santa Isabel para ir a Porto Alegre, mude seus hábitos, desarme-se de preconceitos e vá conhecer esta nova casa. Fica na Avenida Liberdade, 2077, na Santa Isabel.

Coluna publicada em 17 de novembro de 2007.

Nenhum comentário: