domingo, 11 de maio de 2008

Hinos e canções

Semana passada no Programa Identidade Viamonense, na Santa Isabel FM – 91,7 – nos demos conta (eu, o Lilja e o Ney Rodrigues) que Viamão não tem um hino, seja ele oficial ou não. Lembramos também do belo jingle que o Marcelo Binatti fez para a Festa do Arroz com Leite do ano passado que (sabe-se lá o porquê) não tocou, e que este ano já foi aposentada. Fizeram outra que também não está tocando. O fato é que o pessoal da organização da festa não se encantou com a proposta e queriam uma música mais alegre e a versão mais “acelerada” tirou, na minha opinião, todo o encantamento da canção.
Mas isso não vem ao caso. O fato é que todo mundo que ouve esta composição identifica o potencial para se transformar em nosso hino. Já aconteceu antes com outra música que o Binatti compôs para a extinta Revista Santa Isabel, que foi adotada pela nossa comunidade e foi um dos grandes momentos do Baile da Primavera, há cinco anos, quando a Orquestra de Sopros da Santa Isabel, executou com um super-arranjo, que emocionou todos os presentes. Quem sabe não possamos repetir estas emoções agora em 2008, na grande festa que o Lilja está organizando para os 55 anos da Santa Isabel.
A canção do Marcelo está muito bonita, mas talvez tenha que ser calibrada, já que a intenção inicial era de ser um produto comercial, que atraísse nossa gente para a festa, mas com o talento que ele esbanja, não vai ser difícil adaptá-la para ser nosso hino. Depois depende dos nossos líderes municipais se motivarem para que Viamão tenha finalmente seu hino.
Na internet tem um espaço que tem o filme que o Lilja fez com a canção do Marcelo Binatti. Vou transcrever a letra aqui, mas se você quiser conferir o conjunto da obra pode acessar www.youtube.com/watch?v=gppkHT5Bjhs.
Há quem vá reclamar que a composição é deveras rebuscada e diferente do usual, mas só pra lembrar, o nosso hino nacional é um dos que tem a letra mais difícil do mundo e é isso que o faz tão belo. O Binatti foi pelo mesmo caminho e criou uma obra-prima!
Bem vindos casais açorianos
À Setembrina dos Farrapos
Viamontes, Viamara, Ibiamom
Águas Claras, Lagoa dos Patos

Canta velha capital
Boa Vista, farol, Itapuã
Trincheiras, estâncias e lombas
Índio, viajantes... Tarumã

Na canção... Conceição, a matriz
Tradição, histórias vertentes
Nos teus passos, rastros tropeiros
Identidade Viamonense
Maio promete
Esse começinho do mês de maio vai ficando importante para o nosso município. Nossa Festa Arroz com Leite chega a sua segunda edição e já dá sinais de que vai ser a maior festa de Viamão para os próximos anos. Pude visitar o Parque de Exposições do Sindicato Rural já no primeiro dia, e recomendo. É um bom passeio para este final de semana.
Baú do Lilja
O Lilja não tem bem certeza da data, mas acho que já fizemos um ano de coluna no Baú. Resistências e críticas à parte, o Baú é um dos espaços que mais gostamos do DV. Pode ser que daqui a algum tempo tenhamos um livro, fruto das histórias e das imagens que mostramos neste primeiro ano. Depende de o Paulo conseguir reunir todo o material. Te mexe Lilja!
Só pra lembrar
O Programa Identidade Viamonense vai ao ar todos os sábados das 18 às 20 horas, na Rádio Comunitária Santa Isabel – 91,7 FM.
Coluna publicada em 3 de maio de 2008.

4 comentários:

Lucas Nunes de Souza disse...

Caro Eduardo, me chamo Lucas, sou professor na Escola Adventista de Santa Cecília, e estamos preparando um programa cultural.
Gostaria de saber de ti, se já existe um hino viamonense, pois conversando na escola criamos a pretensão de construir um projeto para a criação de um hino para a cidade.
Claro que é uma pretensão, e por isso venho conversar contigo sobre esse assunto a fim de saber outras informações sobre o assunto, e também sobre pessoas que tenham produções literárias e sejam moradores de Viamão.
Se puderes entrar em contato, agradeço.

Unknown disse...

Olha só quem eu achei! dois grandes amigos Lucas Nunes de Souza, que foi meu professor de história no ano de 2009 nesta escola. E o Marcelo Binatti que fizestes o jingle para o Romer Guex para sua candidatura a prefeito em 2012, no qual fui um dos coordenadores de campanha e assessor do mesmo.

Márcio almada disse...

Viamão tem hino oficial desde 1966 e ninguém sabe:

http://pt.wikisource.org/wiki/Wikisource:Projetos/Hinos_do_Brasil/Rio_Grande_do_Sul


http://pt.wikisource.org/wiki/Hino_do_munic%C3%ADpio_de_Viam%C3%A3o

Baur disse...

Pessoal, eu ouvi o hino de Viamão numa rádio comunitária, num programa do Argeu e Maria Leci, nunca achei na net, é de arrepiar, foi um professor de história que fez a letra se não me engano.