domingo, 11 de maio de 2008

Ainda o carnaval

Muitos acreditam que agora, passado o carnaval também em nosso município, o assunto deve estar esgotado. Tremendo engano. Teríamos ainda que fazer um rescaldo do desfile do último Sábado, na Avenida Liberdade, e acho os organismos envolvidos (ou seja, a Prefeitura Municipal e as Escolas de Samba), deveriam nos apresentar um balanço do que foi a nossa festa popular. É a hora de entendimento, de cooperação, de projetos para 2009. O que não dá é pra esperar até o fim do ano.
Proporção
Um fato que ficou demonstrado é que o carnaval de Viamão, se minimamente organizado e profissionalizado, nos próximos anos, pode tomar uma proporção metropolitana. O que vimos na avenida foi uma forte comunidade carnavalesca tentando dar o seu recado. As escolas passaram com muita força e a comunidade respondeu à altura. Acho até que muitos dos espectadores foram para a avenida, empolgados com a estrutura montada no ano passado, que tinha arquibancadas e camarotes, que deram um aspecto mais verticalizado à passarela e contribuiu com as apresentações em 2007. Este ano, muitas pessoas nas arquibancadas se queixavam que não conseguiam apreciar os desfiles, e muita gente ficou apertada atrás das estruturas que separavam o público da avenida. Motivo: foi gente saindo pelo ladrão!
Só pra comparar
No ano em que uma pesquisa avaliou que menos de cinqüenta por cento dos brasileiros gosta de carnaval, e muito menos ainda, vai para a avenida ver os desfiles, quase 40 mil viamonenses passaram pela Avenida Liberdade no Sábado. Só pra comparar, Porto Alegre tem em torno de um milhão e quatrocentos mil habitantes. Se tivéssemos no mesmo dia, duas decisões de campeonato, uma em cada grande estádio, Porto Alegre colocaria em torno de cento e trinta mil torcedores no Beira-Rio e no Olímpico, ou seja, quase dez por cento da população. E ainda assim, muitas das posições nas arquibancadas seriam ocupadas por torcedores de outras cidades e muitos viriam da Grande Porto Alegre. Aí num universo de quase cinco milhões de moradores esta proporção cairia para a casa dos três por cento.
Festa Popular
Acreditem ou não, se passaram pela Liberdade quase quarenta mil pessoas, em relação à nossa população que é de duzentos e sessenta e cinco mil habitantes, nossa proporção beira os quinze por cento. O carnaval de Viamão, proporcionalmente, movimenta para a cidade mais do que o futebol, que ganha disparado na preferência nacional, para nossa vizinha capital, e ainda assim se tivermos um dia de dupla decisão.
Conclusão lógica
Isto posto, só resta um pensamento: é burrice não investirmos profissionalmente no nosso carnaval. É inadmissível que o maior agente cultural, talvez o único que leve o nome de nossa cidade para outras regiões. Que tem quase duas horas de projeção estadual pelas lentes das redes de tevê, não tenha o apoio minimamente aceitável para fazer seu carnaval. É economicamente inaceitável que não tenhamos uma cadeia produtiva que incentive o carnaval e nossas escolas de samba. Apoiar o carnaval é incentivar o comércio local, que vende tecidos, artigos para fantasias, artigos para alegorias, metal e madeira para os carros alegóricos, alimentação para os integrantes e o publico espectador, incremento de viagens no sistema de transporte, seja público ou privado, enfim, dá pra aquecer nossa economia local. Temos demanda para isso, só precisamos pensar com mais seriedade o carnaval. É um produto que pode ser bem explorado se for tratado de forma profissional. Agora só precisamos saber quem vai liderar este movimento.
Coluna publicada em 23 de fevereiro de 2008.

Nenhum comentário: