domingo, 11 de maio de 2008

Outubro

Existem alguns meses do ano que parecem maiores que os outros. Outubro é um destes meses. Têm praticamente cinco semanas cheias, e dão a sensação que não vai acabar mais, e sinto pelas ruas que o comércio perde um pouco o fôlego nestes meses maiores. Ta certo que sempre temos 30 ou 31 dias no calendário, com exceção de fevereiro (é óbvio), mas a distribuição dos dias durante as semanas que se desenrolam nos dá a impressão de que o mês espicha e o salário encolhe. Não acredita? Observe nosso comércio e tire suas próprias conclusões.
Sobre pedágios e estacionamentos
Essa eu ouvi de um profundo conhecedor do cenário capelista: “Tá na hora do Prefeito Alex dar um basta nas ‘lideranças’ do Centro de Viamão. O prefeito já lutou por eles na questão dos pedágios. Agora eles querem organizar as vagas de estacionamento?”. Já um comerciante do entorno da Praça da Matriz disse que não está nem aí para o pseudo “movimento” pelo direito universal de parar e estacionar, disse que muitos aderiram ao fechamento das lojas por pura pressão de alguns lojistas vizinhos. Agora é esperar para ver no que vai dar o “Flanelinha Gate” de Viamão.
Ainda o presídio
Pare e pense: um presídio em terras viamonenses, de frente pra uma avenida de Alvorada, criando oportunidades de negócios para a cidade de Alvorada, com agentes do sistema carcerário morando próximos ao seu local de trabalho, em Alvorada, consumindo no setor de comércio e serviços de Alvorada, incrementando o número de viagens de ônibus das empresas de Alvorada. Por mais que possa parecer que um presídio traga muitos inconvenientes, ele gera ao seu modo, um certo incremento na economia do município. Por ora vamos ficar, talvez, apenas com o nome: Complexo Prisional de Viamão, ou algo parecido, mas tudo vai funcionar de costas pra Viamão e de frente pra Alvorada. Nestas horas o prefeito de Alvorada pode estar chorando lágrimas de crocodilo.
Ainda o presídio 2
A ala contra a instalação do presídio alega que naquela área, na divisa com Alvorada, não deve ser construído um presídio, pois é área do Distrito Industrial, e que pelo tamanho do complexo proposto deve ser feito um estudo de impacto e vizinhança, o famoso EIV. Aí, se você ler o nosso novíssimo Plano Diretor vai ver que só tem um lugar pra instalar o presídio em Viamão. É na Macrozona Urbana de Grandes Empreendimentos, que fica sabe aonde? Lá na divisa com Alvorada. Aí não dá pra entender mais nada.
11º Galeto Escoteiro
No próximo dia 11 de novembro teremos o já tradicional "Galeto" do Grupo Escoteiro Marista Irmão Dionysio Tonial. Vai ser no Instituto Marista Graças, ali na RS040. Os convites já estão à venda na loja Via Book (no Marista) e com os membros do Grupo Escoteiro (Lobinhos, Escoteiros, Seniores e Chefias).
Atenção para os valores: R$ 11,00, para adultos e R$ 7,00 para crianças de 5 à 10 anos. Ah! O convite dá direito à uma latinha de refrigerante. Os nosso amigos do Grupo Escoteiro Marista Irmão Dionysio Tonial gostariam de contar com a presença de nossos queridos leitores. Eu já confirmei minha presença.
Coluna publicada em 27 de outubro de 2007.

Nenhum comentário: