domingo, 11 de maio de 2008

Cinqüentenários

Logo no início das operações da Viamão FM, ainda na Rua Guadalajara - na parada 40, tivemos numa manhã uma excelente surpresa que até hoje marca nossas lembranças, entre tantas outras boas lembranças que temos daqueles dias iniciais na comunicação viamonense. Estávamos trabalhando e de repente chega nossa querida amiga Rita Bringhenti com um músico à tiracolo: Dante Ramon Ledesma. Ele prontamente sentou-se junto ao microfone e conversou por mais de uma hora conosco e com os ouvintes, contou sua trajetória musical, as terríveis experiências durante a ditadura argentina e lá pelas tantas pediu um violão e desembrulhou seu repertório. E que voz! Absoluto no estúdio, Dante cantava ao vivo para nossos ouvintes e entre uma e outra canção aproveitava o espaço para difundir seus ideai de amor entre as pessoas, a paz e a humanidade.
Não preciso dizer que aquela visita emocionou a todos nós. Alguns sentados junto ao cantor, outros em pé, observando pelas janelas daquele pequeno estúdio com pouco mais de quatro metros quadrados, mas cheio de energia pura e emoção. Para nós da 90.9FM, aquelas horas com Ledesma estavam marcadas na história do rádio viamonense, tanto pela emoção quanto pela oportunidade de ver um artista internacional e respeitado como Dante Ramon Ledesma dando uma “palhinha” para nossos ouvintes.
Esta semana tive a oportunidade de ouvir novamente o Dante. Foi no jantar de comemoração dos cinqüenta anos da Bringhenti Materiais de Construção. Uma linda festa que o Paulo e a Rita Bringhenti ofereceram aos seus colaboradores. Dante, amigo da família estava lá. Veio de Foz do Iguaçu só para homenagear os amigos viamonenses. E brilhou novamente. A voz deste argentino, cidadão do mundo encanta e emociona. E a comemoração esteve no mesmo nível, com certeza.
Falando em cinqüentenário, eu e o Sinuê, que estávamos na mesma mesa, começamos a listar quais as empresas viamonenses que já alcançaram esta marca ainda em atividade e lembramos de somente uma: o quase centenário Correio Rural. No outro dia pesquisamos e chegamos à conclusão que não passam de dez, as empresas mais antigas de nosso município. Puxamos na memória e não achamos muito mais que isso, e concluímos que é preciso muita força de vontade e trabalho duro para que uma empresa chegue aos cinqüenta anos. E a Família Bringhenti e seus colaboradores, por tudo isso, merecem o nosso aplauso. Que outros cinqüenta anos venham porque uma cidade como Viamão precisa de empresas com tradição e qualidade, acima de tudo.
Janeiristas
Parece mentira, mas a safra de janeiro é muito boa. Além do humilde colunista, muita gente boa nasceu em janeiro. Agradeço as mensagens que recebi pela troca de idade e ainda descobri mais alguns viamonenses que fazem aniversário junto comigo, em 9 de janeiro. O Henrique, proprietário da Regata Seguros, aumentou esta cota e agora devo ter uns 10 amigos que fazem aniversário no mesmo dia. Temos que reunir esta galera e procurar um restaurante onde aniversariante não paga e mandar o gerente pro Cardiologia. Um abraço a todos os aniversariantes de janeiro, também.
Magda Famil
Um agradecimento especial à minha amiga Magda Famil pelas suas belas palavras. Magda: tenha certeza de que suas palavras tocaram meu coração e que vamos continuar lutando por nossa cidade, talvez na contramão do usual, mas tenho certeza que a maneira como fazemos as coisas e a maneira como você também faz a tua parte nesta construção pode mudar muito a maneira como nossa juventude vê este pedacinho de chão. Continue na luta minha amiga, e conte com a gente sempre que precisar.
Coluna publicada em 12 de janeiro de 2008.

Nenhum comentário: