domingo, 11 de maio de 2008

Novos Tempos

Alguém me explicou, certa vez, a diferença entre saudosismo e nostalgia. Confesso neste instante: não me recordo com precisão a diferença, mas acho que devíamos ter essas duas definições bem frescas à mente para podermos entender o que se passa em nosso município. Concordamos que Viamão é um município único, nos mais diversos aspectos: em extensão somos o maior município da região metropolitana; somos um município essencialmente agrícola, mas temos também as maiores concentrações urbanas da região; temos um setor terciário emergente com uma grande procura por serviços e comércio, mas não possuímos indústrias para alavancar a economia. Temos uma classe média bastante distinta, mas temos também os maiores bolsões de miséria do Estado. São os contrastes de um município bastante singular, mas que sofre em decorrência do não entendimento daquelas duas palavras iniciais: nostalgia e saudosismo.
Muitas vezes queremos que Viamão não mude. Sonhamos com a cidade de nossa infância, de cadeira na varanda, futebol no terreno baldio e expedição nas sangas e matos próximos às nossas casas. Pois bem, acabaram-se os campinhos de várzea, e sangas viraram verdadeiros esgotos a céu aberto. Então nossas vilas já não são as mesmas, e sonhamos em ir morar mais longe. A saída foram os sítios de lazer, os condomínios fechados. Seremos novamente pioneiros, criaremos um novo lugar para morar, um belo e novo “Viamão”!
Mas e o velho? O que faremos com ele? Nada, já está degradado, e nós mesmos o fizemos assim, não cobrando políticas públicas, coisa que agora queremos com garantias. Só que agora, em tempos de globalização, as políticas públicas podem ser na verdade privadas, e muitas vezes corporativistas (Deus nos livre!). Já ouvimos muitas vezes que Viamão será sempre assim. É sua vocação de cidade-dormitório. Vocação? Particularmente acredito que seja resignação.
Um novo Plano Diretor foi aprovado. Trouxe novas considerações acerca de nosso município, mas a “solucionática” não pode desconsiderar nossas realidades sociais e históricas. Cabe ao CONCIVI, Conselho da Cidade de Viamão, que estará sendo escolhido neste sábado, para um mandato de três anos, encontrar o entendimento e desvendar a verdadeira vocação de nossa terra. Os instrumentos já foram apresentados. O Plano Diretor Participativo parece contemplar as aspirações de nossa comunidade. Mas é no dia a dia que vamos transformar esta cidade em um lugar melhor para vivermos. Não é só nos gabinetes que se faz essa cidade. Ela muda, se transforma e evolui todos os dias nas nossas casas, vilas e campos. Mas o principal é para entendermos Viamão é entendermos o viamonense.
Nostalgia: nos.tal.gi.a
s. f. Tristeza e abatimento mais ou menos profundos causados pelo afastamento de lugares, pessoas ou coisas que se amam e pelo desejo de as tornar a ver.
Saudosismo: sau.do.sis.mo
s. m. Apego ao passado. 2. Tendência a elogiar o passado.

Coluna publicada em 28 de julho de 2007.

Nenhum comentário: