domingo, 11 de maio de 2008

É preciso acreditar

Interessante a repercussão da pesquisa que jornais do Rio de Janeiro realizaram nas favelas cariocas. Perguntados sobre a violência e a repressão policial, a maioria dos moradores afirmou concordar com as ações da polícia, a maneira que esta age e até a imagem do famoso “caveirão”, veículo pesado que mais parece um carro forte para apoio às ações policiais, era aceita pela população. Ou seja, para espanto da elite engajada, sempre a procura de causas sociais para apoiar (indignada com a miséria e a condição do homem comum), na favela tem gente de bem! Tem gente que não é conivente e não apóia traficante. Não vive e não tolera a condição marginalizada que lhe foi imposta pela hipocrisia do estado brasileiro. Infelizmente o preconceito coloca todos os gatos pardos no mesmo saco. E depois tenta encontrar maneiras de mostrar seu “bom-mocismo” para salvar alguns destes gatos.
E não pense você, que aqui é diferente. Se você prestar a atenção nos discursos de alguns formadores de opinião das grandes mídias gaúchas, vai notar o mesmo ar de indignação, mas que não deixa de explorar este mote. Na mídia nanica também. É aquele velho jogo de frases feitas e não se engane, posso estar descambando pro mesmo caminho.
Mas o que quero realmente explorar é a condição e o preconceito que às vezes nos torna blindados ao nosso habitat. Tomamos algumas afirmações como verdadeiras e vamos perpetuando e aumentando a realidade, ou, que seja, tornando-a super-real. Aquela máxima jurídica que diz que “todo mundo é culpado até prova em contrário” nos faz esquecer que devemos acima de tudo acreditar é no contrario: todo mundo é de bem, até prova em contrário. Pare e pense: as pessoas que te rodeiam, teus vizinhos, teus amigos, são pessoas de bem? Então agora aumente seu raio de abrangência. São pessoas de bem que ainda compõem a maioria.
Então não consigo conceber que o “império do mal” esteja nos dominando como querem alguns nos fazer acreditar. E podem ter certeza que não vejo o mundo em tons pastel e não paro pra admirar o por do sol todos os dias. Enxergo o mesmo que você. Moro em ruas cheias de contrastes e vivo rotinas que também me fazem tomar muito cuidado por onde ando. Mas acho que temos que permanecer na mão certa da via. E pode apostar que não estaremos sozinhos.
Curriculum
Não deixa de ser engraçada toda essa preocupação da sociedade americana com o passado nada recomendável de seus políticos, chegando ao ponto de o novo governador de Nova Iorque admitir que traíra a sua esposa, num momento de fraqueza, mas que foi uma coisa, vamos por assim dizer, amadora e que sua esposa já havia dado o troco e que estavam todos quites. Já pensou se a moda pega: ao invés de subirem ao palanque para promessas políticas, nossos políticos resolvessem contar o que fizeram em suas vidas íntimas, uma verdadeira lavação de roupa. Ganharia o que tivera a trajetória mais tranqüila, ou este seria vaiado pela pouca picardia de seu currículo?
Galeto Escoteiro
Pois a turma do Grupo Escoteiro Dionysio Tonial está promovendo amanhã o seu 12º Galeto Escoteiro. Vai ser a partir das 11h30min horas, no Salão de Eventos do Instituto Marista Graças, na RS 040. Ingressos: onze reais para adultos e sete reais para crianças. Vale a pena pelo excelente almoço que essa galera prepara e pelo divertido bingo que rola depois, com muitos brindes, sempre lembrando que a causa é muito justa. Não perca, você pode adquirir os convites na sede dos Escoteiros, junto ao Instituto Marista Graças ou no local, no dia do evento.
Coluna publicada em 5 de abril de 2008.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny